Menu
Inicio Nutrição Este chá vai mantê-la quente e saudável durante o inverno

Este chá vai mantê-la quente e saudável durante o inverno

Já lhe explicamos todos os motivos pelos quais o chá é bom para si, neste artigo. Mas, a quantidade de chás disponíveis é imensa e nem sempre é fácil perceber qual a melhor opção para o objetivo que pretende. Os mais conhecidos chá verde e chá preto parecem estar a ganhar concorrentes de peso como o hibisco.
O hibisco é mais um dos queridinhos das dietas, mas não é propriamente uma novidade herbácea. Na verdade, a flor do hibisco tem sido consumida pelo mundo há já bastante tempo. Hibiscus sabdariffa é uma flor exótica que deixa o seu chá com um tom avermelhado e o consumo tanto pode ser feito quente ou frio.

Ainda que o chá de hibisco seja uma tendência em crescimento, o seu sabor pode não ser o mais apelativo, dado que tem um travo bastante azedo. Adicionar canela (veja aqui os principais benefícios da canela), noz-moscada ou gengibre pode ser uma boa forma de o tornar mais agradável e ainda dar um boost ao seu sistema imunitário. Como todos os alimentos, o chá de hibisco deve ser consumido moderadamente e, neste caso, é especialmente importante que consulte o seu médico para saber se não existe nenhuma contraindicação.

 

Os benefícios do chá de hibisco

  • Ajuda a regular a pressão arterial

Um estudo do Human Nutrition Researsh Center on Aging, da Universidade de Tufts, em Boston (EUA) concluiu que o hibisco é uma forma eficaz de controlar a pressão arterial, independentemente da idade, género ou a forma como esta substância é tomada. Assim, em casos de tensão arterial elevada, o chá de hibisco pode ser uma boa opção natural.

 

  • Evita doenças cardiovasculares

Ao reduzir e normalizar a pressão arterial, o hibisco é ainda uma garantia de saúde para os vasos sanguíneos. Manter os vasos sanguíneos saudáveis é uma forma de evitar doenças cardiovasculares, o que também é possível devido ao facto de o hibisco conter fitoquímicos. Os fitoquímicos, por sua vez, são responsáveis pela redução da inflamação no corpo. Quando estão fora de controlo, estes elementos podem aumentar o risco tanto da diabetes, como de doenças cardiovasculares.

 

  • Regula a diabetes

Um estudo de 2009, que contou com 53 participantes diz que, ao fim de um mês a beberem chá de hibisco duas vezes por dia, os resultados foram visíveis. O que aconteceu foi que o chá de hibisco ajudou a regular os níveis de colesterol, podendo mesmo eliminar o ‘mau colesterol’ e a aumentar os níveis do ‘bom’ colesterol.

 

  • Propriedades diuréticas

O hibisco contém inúmeras propriedades antioxidantes que podem ser boas aliadas se quer perder algum peso. Devido a também ser diurético, este chá ajuda a evitar a retenção de líquidos, o processo pelo qual fica com a zona abdominal inchada.

 

  • Melhora o processo digestivo

Este chá pode ser usado para melhorar a digestão, sendo também uma boa forma de regular o trânsito intestinal, em parte, porque, ao beber chá está a ingerir água e vai hidratar o organismo, dissolvendo a fibra que ingere na alimentação.

 

  • Propriedades estimulantes

O hibisco, ao ter propriedades estimulantes, pode contribuir para aumentar a resistência ao cansaço e ainda diminuir a sensação geral de cansaço, tanto mental como físico.

 

Efeitos Secundários

Apesar de todas estas propriedades, não deve beber demasiado chá de hibisco, dado que apresenta uma série de contraindicações. Se tem pressão arterial baixa, o hibisco não deve fazer parte das suas preferências, dado que vai baixar ainda mais. Isto poderia fazê-la ter tonturas e até mesmo desmaiar.

Se está grávida ou a fazer algum tratamento hormonal também é recomendado que consulte o seu médico para garantir a segurança da alimentação. Lembre-se também de que não existem receitas milagrosas e de que para ter uma saúde de ferro é necessário aliar a alimentação ao exercício físico e também a idas regulares ao médico.


Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/tudo-precisa-saber-semivegetarianismo/

Brand Story