Menu
Inicio Beleza Cera de açúcar: melhor ou pior que a cera normal?

Cera de açúcar: melhor ou pior que a cera normal?

O crescimento do pelo é normal, assim como é comum não se sentir bem com eles. Conheça esta opção para fazer a depilação.

depilação

Há pessoas que preferem manter a pele constantemente lisa acabando mesmo por fazer a depilação em casa, por vezes com recurso à lâmina de barbear. O melhor método de depilação baseia-se na preferência pessoal, porque todos eles têm os seus próprios prós e contras. A depilação com cera pode ser dolorosa e a depilação a laser pode estar fora do seu orçamento. Em relação à técnica com cera de açúcar: há quem diga que os prós superam os contras. Compreenda o motivo e conheça dicas e recomendações de especialistas para colocar esta técnica em prática, quer com auxílio de um profissional ou sozinha.

O que é a cera de açúcar?

Natalya Aleksandrova, esteticista na Daphne Spa, em Nova Iorque, explica que a depilação com açúcar é uma forma antiga de remover os pelos que teve origem na Mesopotâmia, Egito e Grécia.

Esta opção consiste na aplicação de uma pasta de açúcar dourada (composta apenas por três ingredientes: sumo de limão, açúcar e água), que é removida, posteriormente, de forma suave.

A adição de açúcar torna a depilação menos dolorosa?

Tanto a aplicação de açúcar como a depilação com cera normal envolvem arrancar o pelo pela raiz, por isto vai sentir sempre algum nível de dor com qualquer um dos métodos.

A adição de açúcar é uma alternativa amiga da sua pele. “A depilação remove o pelo, mas também pode remover as camadas mortas superiores da pele”, diz Ellen Marmur, dermatologista e fundadora da Marmur Medical. “Em contraste, a pasta açucarada não se cola de todo à pele, agarra apenas o pelo e remove-o sem a danificar”, acrescenta. Uma vez que é menos invasiva, Marmur sugere que escolha esta opção se tiver a pele mais sensível.

A remoção do pelo é permanente?

Tendo em consideração que a cera com adição de açúcar remove o folículo piloso na totalidade (ou seja, não apenas à superfície), pode não só ficar sem pelos durante pelo menos três semanas, como também esperar que voltem a crescer visivelmente mais finos, ao longo do tempo. “À medida que vai fazendo a depilação, está a arrancar o pelo pela raiz, e cada vez que o faz, provoca danos no folículo capilar”, diz Marmur. “Eventualmente, este folículo capilar deixará de promover o crescimento do pelo por completo, pelo que quanto mais tempo continuar a fazer a depilação, menos pelo voltará a crescer”, acrescenta.

A adição de açúcar pode ser feita em casa?

Para fazer a sua cera corretamente deve conseguir atingir uma determinada consistência e, ao aplicar, executar a técnica corretamente. Pode ser um desafio mas se realmente não encontra um profissional e o pelo a está a incomodar, confira os ingredientes necessários para que possa resolver a questão em casa: açúcar, água e sumo de limão. Tenha também perto de si outros produtos, como um tónico esfoliante e uma solução calmante para pelos encravados.

Se a banda ficar presa em algum ponto do movimento, use um pouco de água para soltar a pasta de açúcar porque, ao contrário da cera (que requer um produto de limpeza ou remoção à base de óleo), a pasta de açúcar é solúvel em água e fácil de limpar.

Daria Nartova, fundadora da Sugaring em Nova Iorque, recomenda que consulte um profissional para lhe fazer a depilação “Algumas pessoas têm irritação de imediato e é por isso que precisam de se certificar que cada pelo é removido na direção natural do seu crescimento”, diz.

Posso fazer depilação com cera de açúcar no rosto?

Sim, não há problema em fazer uma marcação para uma depilação facial. “Qualquer área do corpo com pelos indesejados pode ser tratada com este método, incluindo o rosto”, diz o dermatologista Hadley King. “É semelhante à depilação com cera, mas muitos relatam que é mais confortável e suave para a pele”, menciona.

Há efeitos secundários?

São possíveis pequenas marcas na pele, mas a adição de açúcar na cera faz com que o procedimento geralmente seja menos doloroso. King sugere que não faça este procedimento se tiver feridas abertas, erupções cutâneas, hematomas, inchaço ou queimaduras solares, porque a temperatura quente pode queimar a pele, provocar irritação, foliculite, e pelos encravados.

Prepare-se para a depilação

1. Dois dias antes do seu tratamento, esfolie o corpo.

2. Quando tomar um duche no dia da sua marcação, evite água muito quente, cremes e óleos corporais.

3. Compareça à sua marcação com roupa confortável.

O que não deve fazer após a depilação

Espere pelo menos 24 horas para tomar banho, fazer exercício, ou ter sexo. A pele recém depilada fica mais exposta e muito sensível, pelo que a entrada de bactérias é facilitada. Nos dias seguintes, tenha em atenção a temperatura da água ao tomar duche.

Cuide da sua pele com precaução extra, use óleos corporais, cremes hidratantes e protetores solares para prevenir irritações, pelos encravados, e queimaduras.

Brand Story