Menu
Inicio Saúde Deitar cedo e cedo erguer… ‘espanta’ a depressão

Deitar cedo e cedo erguer… ‘espanta’ a depressão

Dizemos comummente aos mais novos que deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. E quanto aos adultos?

cedo erguer

Dizemos comummente aos mais novos que deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. E quanto aos adultos? Pois bem, acordar com o nascer o sol pode ajudar a afastar o risco de depressão.

Esta é a conclusão de um estudo levado a cabelo pela Universidade do Colorado, Estados Unidos. Um estudo que se baseou numa amostra de 32.470 mulheres com 50 anos ou mais.

Publicado na revista científica Journal of Psychiatric Research, o estudo revela que a exposição à luz solar e os trabalhos rotineiros são uma mais-valia para a saúde física e mental do sexo feminino, especialmente a partir da meia-idade.

Deitar cedo e cedo erguer…

Ter uma boa rotina de sono é fundamental para a saúde e bem-estar, já a ciência o concluiu vezes sem fim. Porém, os investigadores do Colorado quiseram ir mais longe e avaliar o impacto do inato ato de dormir.

Para o estudo, os cientistas norte-americanos analisaram a rotina de sono e tiveram ainda em conta alguns fatores de depressão. Falamos de sedentarismo, excesso de peso, doenças crónicas e qualidade do próprio sono.

Depois de cruzarem todos os dados sobre saúde e estilo de vida com o cronótipo de cada participante, os investigadores concluíram ainda que as mulheres mais notívagas eram mais propensas a ser solteiras, a fumar e a ter uma má rotina de sono. O risco de depressão neste caso mostrou ser 6% maior.

Já as mulheres que acordavam cedo apresentavam um risco de depressão 12 a 27% menor.

O estudo norte-americano concluiu ainda que a propensão de uma pessoa para gostar mais da noite ou do dia depende da genética.

Acompanhe todas as novidades e artigos exclusivos na nossa página de Facebook.

Brand Story