Menu
Inicio Nutrição Caviar cítrico: a iguaria vegana que tem mais vitamina C que outras...

Caviar cítrico: a iguaria vegana que tem mais vitamina C que outras frutas

O uso do caviar cítrico tem-se popularizado apesar da peculiaridade deste alimento

Não tem a mesma origem do caviar tradicional, pois é constituído por ovas de esturjão. Mas ambos concordam na sua alta demanda. O caviar cítrico não está no mar, mas em terra firme. Especificamente entre os ramos de um arbusto da floresta tropical denominado Microcitrus australasica ou dedo de cal, que também é conhecido como o produto final dele obtido: caviar vegano, que é abundante nas áreas costeiras da Austrália e recebeu este apelido.

Deste arbusto sai uma fruta – semelhante a uma lima alongada, exclusiva e difícil de encontrar -, que guarda no seu interior uma verdadeira iguaria que os chefs mais inovadores estão a usar muito na cozinha. São cápsulas esféricas cheias de sumo que lembram o caviar tradicional na aparência, mas nada têm a ver com o seu sabor. O caviar cítrico sabe exatamente a isso: uma mistura de lima e limão refrescante. Característica que também o tornou ingrediente-chave nas receitas de verão oferecidas nos cardápios de restaurantes exclusivos.

Caviar cítrico: propriedades

Dada a novidade desse alimento na nutrição, parte das suas propriedades ainda está a ser estudada. Mas os especialistas concordam em vários pontos:

  • É muito rico em vitamina C e vitamina B6.
  • Contém polifenóis, substâncias que atuam como antioxidantes naturais, típicas de frutas e vegetais.
  • Fornece ácido fólico e potássio.
  • Pode ajudar a promover a digestão.

Benefícios do caviar cítrico

Dado o estudo que continua a ser feito sobre este ingrediente particular, quando falamos dos benefícios do caviar cítrico, por ora estamos a referir-nos aos benefícios proporcionados pelos nutrientes que ele contém. Assim, caviar vegano:

  • Pode contribuir para o bom funcionamento do sistema imunitário, dado o alto teor de vitamina C que contém.
  • Pode ajudar a manter a pele em boas condições, uma vez que é precisamente esta vitamina que ajuda a combater as nossas células contra os radicais livres, que são a causa do envelhecimento da pele.
  • Por conter doses significativas de vitamina A, também pode ajudar a manter uma boa saúde ocular e uma visão ideal.
  • Pode ser útil durante a gravidez, graças ao ácido fólico que contém (embora seja sempre aconselhável consultar o seu médico).

Quantas calorias o caviar cítrico tem?

Cada 100 gramas de caviar cítrico contém cerca de 56 calorias.

Brand Story