Menu
Inicio Saúde O café pode ajudar a combater esta doença de pele muito comum

O café pode ajudar a combater esta doença de pele muito comum

Um estudo que juntou investigadores de todos os cantos do mundo vem agora provar a ligação entre a cafeína que consome e a probabilidade de ter rosácea.

Os estudos que trazem ainda mais benefícios ao café são sempre bem-vindos. Especialmente por aqueles que trabalham muitas horas por dia e que, muitas vezes, acabam por ter de se socorrer na cafeína. Quer seja um expresso curto, um galão, uma meia de leite, um cappuccino, ou simplesmente longo com gelo, existem mil e uma maneiras diferentes de saborear um bom café.

Existe toda uma panóplia de opções, desde os mais torrados, mais suaves, frutados ou mais ácidos. Opções para todos os gostos não faltam e os benefícios parecem somar-se. Acima de tudo está é uma forma de tentar obter alguma energia e enfrentar o dia, numa época em que cada vez se passa mais tempo a trabalhar.
Quanto aos benefícios do café, além de a manter acordada, ajuda ainda a saúde do seu coração. Isto tendo sempre em atenção a quantidade de cafés que bebe por dia. Segundo pode ler neste artigo da Women’s Health Portugal, consumir até seis chávenas por dia pode ser considerado seguro, mas essa segurança vai mudar de pessoa para pessoa. Lembre-se de que o café, como todos os alimentos deve ser ingerido com precaução com fim a garantir a sua saúde, nunca a colocá-la em causa. Outro estudo provou ainda que o café pode ser uma boa forma de prevenir a morte precoce, ajudando-a a viver durante mais tempo.

Além de todos os benefícios já conhecidos do café, um estudo da publicação JAMA Dermatology vem agora relacionar a saúde da sua pele com a quantidade de café que bebe por dia. Mais concretamente, este estudo versa sobre a relação entre a ingestão de café e a probabilidade de ter rosácea.

 

Rosácea

A rosácea é uma doença que se caracteriza pela vermelhidão da pele e pela sensação de calor, no rosto. Esta é uma condição dermatológica e quando surge começa por afetar pequenas regiões do rosto. Progressivamente, pode tornar-se permanente, sendo que a vermelhidão não passa. Não havendo cura para este problema, existe uma série de tratamentos que podem ajudar a minorar os sintomas, tornando a pele um pouco menos sensível.

Se tem rosácea ou suspeita de que pode sofrer da doença deve consultar o seu médico dermatologista o mais rapidamente possível, a fim de começar os tratamentos e evitar a progressão da doença. Se tem a pele especialmente sensível, deve mantê-la sempre limpa e é essencial que evite produtos cosméticos muito agressivos. Para saber mais sobre esta doença dermatológica, consulte este artigo da Women’s Health Portugal.

 

A relação entre o café e a rosácea

Apesar de não haver uma cura, como foi referido anteriormente, existem algumas formas de minorar os efeitos da doença. Este estudo, que juntou investigadores de todos os cantos do mundo, prova a ligação entre a quantidade de café que consome e a probabilidade de ter este problema de pele.

De facto, o risco de aparecimento da rosácea aumenta inversamente face à ingestão de cafeína. Esta investigação contou com a participação de cerca de 82 mil pessoas e provou que o aumento do consumo de cafeína está relacionado com um menor risco de aparecimento da doença. Deste modo, beber café ajuda a prevenir a doença, mas esta relação apenas se verifica com o café. Isto, porque não foi provada a ligação entre outras fontes de cafeína como chás, refrigerantes e chocolates e a rosácea.

No entanto, os investigadores deixam a ressalva de que são necessárias mais investigações para perceber os mecanismos de ação entre os dois fatores essenciais (a cafeína e a rosácea), bem como a necessidade de replicar o estudo a outras populações.

 

Bebe mais cafés por dia do que a quantidade recomendada? Veja a galeria a cima e descubra os sintomas que lhe dizem que deve abrandar o consumo e as formas de reduzir este vício.


Leia também

https://www.womenshealth.pt/living/cafe-cogumelos-combinacao-improvavel-esta-furor/

Brand Story