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Cada revista uma mensagem

Impossível começar este editorial sem agradecer a Helena Coelho e a todas as leitoras e novas leitoras por termos esgotado duas vezes a edição anterior. Foi inesquecível.

Como sabem, publicamos seis revistas por ano e gostamos que todas passem uma mensagem diferente. Já fomos de casos de antes e depois a especiais gravidez e fitness. Tivemos Angie Costa a inspirar a geração mais jovem a ter um estilo de vida mais saudável e a inspiradora Carolina Patrocínio com treinos, treinos, treinos. E, claro, esta edição também traz novidades: o nosso primeiro Guia de Nutrição e o tema da sustentabilidade. Na capa, a atriz Kelly Bailey que, juntamente com a Women’s Health, assume o compromisso e a missão na defesa do meio ambiente.

A sessão fotográfica decorreu nos Açores, a primeira região do país e o único arquipélago do mundo a ser considerado um destino turístico sustentável pela Global Sustainable Tourism Council, e todas as roupas que veste são sustentáveis. Vamos também da moda e beleza green ao desperdício zero e às dicas fáceis para que também vocês possam refletir e agir. Juntos temos de assumir o compromisso para com as próximas gerações e começar já a encurtar o caminho para níveis de produção e de consumo que minimizem o uso de recursos naturais e materiais tóxicos e que garantam um menor impacto ambiental.

“Para viver, você precisa que a Natureza também viva!” – World Wide Fund for Nature

Por fim, lembrar que esta edição é apenas um primeiro passo que damos. Queremos ir mais longe. Mas não seria justo se não reconhecêssemos que trabalhamos num setor que utiliza o papel. Tentámos começar a contornar isso já nesta edição. Quisemos publicá-la em papel reciclado. Depois tentámos o papel de sementes – cada folha dá para plantar novas flores e árvores. Não deu! Os preços deste tipo de papel são proibitivos. E é aqui que lanço o desafio às entidades governamentais de agilizarem novas soluções que permitam a existência de jornais, revistas e livros ‘mais verdes’. Que nos deem essa opção, pelo menos. Tal como existem incentivos para a comprar de automóveis elétricos, por exemplo.

A moda e a beleza, área que até aqui se apontava facilmente o dedo por falta de consciência ambiental, está cada vez mais focada em diminuir a pegada ecológica. Nós também queremos ir por aí. O primeiro passo está dado.

Por Pedro Lucas, diretor da Women’s Health Portugal

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