Menu
Inicio Beleza Por que é que o cabelo fica mais claro com o sol?

Por que é que o cabelo fica mais claro com o sol?

A pele fica mais morena quando exposta ao sol, mas por que é que o mesmo não acotnece com o cabelo e com os pelos do corpo?

Por que é que o cabelo fica mais claro com o sol?

 

Quando estamos ao sol, não seria lógico que o cabelo e os pelos, tal como acontece com a pele, ficassem mais escuros? Ao fim e ao cabo, têm todos o mesmo pigmento que protege as células da pele do efeito prejudicial da radiação ultravioleta, a melanina. Mas, existem alguns fatores que explicam a razão pela qual isto não acontece.

Primeiro, é preciso notar que a melanina não neutraliza o perigo dos raios ultravioleta sem pagar um preço: a exposição prolongada ao sol degrada as moléculas de pigmento, que acabam por perder a sua eficácia com o passar dos anos. Depois, é importante referir que o cabelo é um tecido morto, composto por lípidos, água, pigmentos e proteínas estruturais. Além disso, apenas o cabelo novo tem capacidade de produzir melanina.

Por sua vez, a pele é um tecido muito mais sofisticado. Quando a luz solar incide na pele, o corpo mobiliza uma hormona que mete em andamento o processo que permite a produção de melanina. Pouco a pouco, a produção de pigmento centra-se na capacidade exterior da pele e os concursos para ver quem fica mais bronzeada podem começar.

Lembre-se ainda de que o facto de usar um bom protetor solar não diminui a capacidade de se bronzear. Apenas protege a pele contra as agressões externas a que está exposta, quando fica a torrar na praia.

Para evitar correr riscos desnecessários quando se expõe ao sol, existem alguns cuidados simples que pode adotar. Veja a galeria e descubra quais.


Mais sobre sol

Mulher prevenida vale por duas: Proteja assim os olhos do sol

Artigo via Women’s Health

Brand Story