Menu
Inicio Uncategorized Brilhar de dentro para fora

Brilhar de dentro para fora

Mafalda Almeida
Brilhar de dentro para fora

POR Mafalda Almeida, Mafalda Almeida Executive Coach & Mentor

Brilhar significa ser autêntico. Brilhar significa assumir forças e pontos de melhoria. Brilhar
significa viver bem com isso tudo, principalmente com os pontos de melhoria ou fraquezas, ou defeitos, como lhe quiser chamar. No entanto cabe-me sempre alertar para o peso que a palavra “defeito” poderá ter sobre nós e sobre a nossa autoestima. O seu humano não tem defeitos, nem pontos de melhoria, nem fraquezas. Tem sim características. Tal como os produtos: uns verdes, outros redondos, e todos perfeitamente adequados à finalidade para a qual foram produzidos. Tal como o seu humano, tal como nós.

O ser humano, tão inteligente por um lado, e tão limitado por outro. O peso da exigência da sociedade, o peso da perfeição (muito desenvolvido pela enorme atenção e valor que atribuímos às redes sociais), o peso do “peso” (físico, quilos, gramas…), o peso de tudo e de nada. Se temos tudo é porque é de mais. Se temos nada é porque não chega.
Decido escrever desta vez sobre o brilho autêntico, aquele que vem de dentro para fora, e não aquele que só existe devido a fatores externos que não dependem de nós. O verdadeiro brilho não depende da roupa, da cor, da família, dos sapatos, da marca do batom, ou se comemos alimentos biológicos ou de marca branca. A luz e o brilho são ofuscados por tudo isso, e o ser humano pensa que é exatamente ao contrário. Complicados que somos!

O verdadeiro brilho não vem do berço onde nascemos, nem vem do carro que conduzimos, nem das férias que temos a sorte de poder usufruir.

Sabemos bem de onde vem o nosso brilho, certo? Vem de dentro, dos valores, do alinhamento das nossas ações com aquilo em que acreditamos. E quando esses valores estão verdadeiramente vincados e enraizados em nós, nada nem ninguém nos apaga o brilho e o sorriso, nada nem ninguém nos tira a força. Quando isso acontece, conseguimos inspirar e ser inspirados, agradecendo isso tudo de forma natural.

Com isto tudo quero dizer (inspirada no livro “Primeiro Pergunte Porquê”, de Simon Sinek) que devemos começar sempre pelo nosso “grande porquê”. Depois sim, alinhar todo o nosso plano para chegarmos onde queremos na nossa vida, com base no nosso brilho autêntico, genuíno, e por isso com base na nossa verdade.

Brilhar de dentro para fora é a nova moda saudável. Deixemo-nos de pormenores que só
atrapalham!

 

Mafalda Almeida

Executive Coach & Mentor | CEO @ Rising Academy | HR Board Advisor | Speaker | Corporate Trainer | Author | DISC Analyst | Emotional Intelligence Expert

www.mafaldaalmeida.com
[email protected]
Instagram: @mafalda_almeida_coach
Linkedin: www.linkedin.com/in/mafaldaalmeida
Facebook: www.facebook.com/coachmafaldaalmeida
Próximas acções de formação: RISING ACADEMY – a primeira academia online de desenvolvimento pessoal e profissional, já a aceitar inscrições. www.mafaldaalmeida.com/rising-academy

Brand Story