Menu
Inicio Beleza As causas da acne tardia que desconhece

As causas da acne tardia que desconhece

Sim, o seu estilo de vida pode ser o grande vilão que afeta a sua pele. Sofre de acne tardia? Saiba as principais causas e como pode eliminar o problema.

A acne é uma “doença inflamatória da unidade pilo-sebácea e que envolve vários fatores sob controlo hormonal”, segundo o site oficial da CUF. A doença é mais comum do que o que pensa e os tratamentos são diversos, mas o primeiro passo é pedir aconselhamento a um dermatologista.

As preocupações com a perfeição do rosto e com uma pele lisa estão a crescer, cada vez mais procuramos produtos que ajudem a aliviar as imperfeições (dos pontos negros às borbulhas). Apesar de o nosso tipo de pele ser fruto da nossa herança genética, se tivermos alguns cuidados básicos com a alimentação, rotina de limpeza e exposição solar é possível ter uma pele livre da acne.

Já passou da adolescência, mas tem de novo as típicas borbulhas na cara como tinha aos 15 anos? Então pode sofrer de acne na idade adulta.

Acne em idade adulta. O que é e porque surge?

“Chamamos acne tardia quando aparece depois dos 25 anos”, explica o dermatologista João Abel Amaro. Entre os principais fatores para a acne tardia estão as alterações hormonais.

A acne na fase adulta é já uma realidade muito presente. Segundo um estudo da Universidade do Alabama, em Birmingham, depois da adolescência, as mulheres têm mais tendência que os homens para desenvolver a doença. De acordo com este estudo, 50,9% das mulheres inquiridas, entre os 20 e os 29 anos, sofrem de acne tardio. Entre os 30 e os 39 anos, a percentagem desde para os 35,2%. A partir dos 50 anos, esta percentagem desde para os 15,3%.

O desequilíbrio entre o estrogénio, a hormona feminina, e o androgénio, a hormona masculina, pode provocar uma desregulação do corpo e, consequentemente, acne. Apesar de ambas as hormonas serem necessárias ao corpo masculino e feminino, as mulheres têm mais estrogénio ao passo que os homens têm androgénio.

A palavra-chave é mesmo equilíbrio já que baixos níveis de androgénio podem até impedir a mulher de atingir o orgasmo. Por isso, o estilo de vida pode ter uma influencia bastante significativa na qualidade da sua pele.

Cuidados básicos com a pele para evitar a acne na idade adulta

É fundamental cuidar da pele todos os dias já que é o maior órgão do nosso corpo e tem um papel muito importante no nosso sistema imunitário.

Aposte na limpeza diária da pele todas as noites, antes de se deitar, e num bom creme hidratante. Assim vai proteger a pele das agressões externas que sofre diariamente.

Dependendo do tipo de pele e da idade existem produtos mais ou menos aconselhados, mas lembre-se de que pode e deve recorrer ao aconselhamento de um dermatologista.

Veja na galeria as principais causas para a acne tardia!


Leia Também

Quando devo ir ao ginecologista e que exames devo fazer?

Brand Story