
Cereais. Iogurte. Tostas. Zzz… Cansada de tomar sempre o mesmo pequeno-almoço? Adira à revolução verde e coma antes uma salada! Estranho? Nada disso! Esta mudança vai dar-lhe a energia necessária para conquistar o mundo!
Os pratos verdes só têm prós: são ricos em antioxidantes, fibra, minerais, vitaminas… E o melhor? Não têm quase calorias e gorduras. Se não a convencemos com as palavras, experimente as receitas. Vai ficar rendida!
Salada de mirtilos
Toste 40 g de nozes pecan partidas em metades numa frigideira em lume médio e revire-as durante cerca de 5 minutos. Esmague e bata 60 g de mirtilos, adicione uma colher de sopa de xarope de ácer, uma pitada de canela e duas colheres de sobremesa de vinagre balsâmico.
Pronta para empratar? Coloque 200 g de alface numa tigela e vá adicionando as nozes (já frias) e os mirtilos. Tempere com o vinagre de mirtilos preparado e, para terminar, adicione duas colheres de sobremesa de coco ralado sem açúcar. Vai querer repetir!
PARA DUAS PESSOAS
Por dose: 300 calorias, 22 g de gordura (4,5 g saturadas), 26 g de hidratos de carbono, 18 g de açúcar, 10 mg de sódio, 6 g de fi bra e 5 g de proteína
Dica de especialista: As saladas são uma boa opção de pequeno-almoço, pois contêm alimentos crus que a obrigam a mastigar muito, favorecendo a digestão. Procure que as suas saladas contenham uma porção equilibrada de proteínas de origem animal de modo a favorecerem também a absorção de nutrientes