
Pele sensível, poros dilatados e acne são algumas das reações provocadas por determinados produtos de maquilhagem. E tudo à boleia de químicos, químicos e mais químicos que fazem parte das formulações da maquilhagem e da cosmética usada no dia-a-dia.
Para dar um descanso à sua pele pode optar por alternativas mais naturais, como a maquilhagem mais natural. Falamos da beleza mineral e beleza orgânica. Mas também da vegan.
A maquilhagem e a cosmética mineral é formulada à base de minerais 100% puros, como o zinco ou o magnésio e pigmentos puros como óxido de ferro e mica, extraídos da natureza, de forma natural. Já a orgânica garante que nenhum dos ingredientes usados nos produtos esteve em contacto com pesticidas.
Por não possuir produtos químicos, normalmente presentes na maquilhagem convencional (tais como o talco, óleos e fragrâncias artificiais, conservantes sintéticos e parabenos), este a maquilhagem natural acaba por ser a mais indicada para peles sensíveis e oleosas com tendência acneica.
Uma das outras vantagens é que os produtos têm uma maior durabilidade na pele. Os minerais ajudam a controlar e a absorver a oleosidade, tornando a maquilhagem mais resistente e de longa duração.
Beleza Vegan. Sim! Pela pele e pelos animais
A acompanhar a tendência na mudança de hábitos alimentares e vida saudável, surge uma maior consciencialização para a questão dos testes em animais.
E é aqui que entram os cosméticos e a maquilhagem vegan. Por vegan entendem-se os produtos que não testam em animais e que excluem da sua formulação qualquer produto de origem animal direta ou indireta).
Os produtos cujos ingredientes não são de origem animal nem foram testados em animais têm no rótulo a inscrição vegan. Além desse rótulo, a embalagem vem acompanhada de um desenho de um coelho a saltar com duas estrelas (símbolo oficial de não testado em animais).
Desperte as células mãe
A ciência não está de costas voltadas ao poder da natureza. Pelo contrário! Das algas, raízes, sementes, frutos e plantas extraem-se células que se destacam pelas propriedades regenerativas – as células estaminais vegetais.
Com uma enorme capacidade de se autorregenerarem e de dar lugar a novas células, são devido a isso cada vez mais utilizadas na cosmética, sendo já significativos os seus efeitos ao nível da reparação de danos no tecido cutâneo e na prevenção do envelhecimento precoce da pele.
São vários os tratamentos e muitos os produtos que beneficiam de extratos de células estaminais de plantas, bem conhecidas pela sua resiliência a condições ambientais e climatéricas adversas.