Menu
Inicio Saúde Há um novo (bom) motivo para fazer sauna

Há um novo (bom) motivo para fazer sauna

fazer sauna

De acordo com uma nova investigação, visitar a sauna de forma regular pode ter benefícios para a saúde.

O estudo, publicado na revista científica Neurology, descobriu que esta prática está associada a uma redução significativa do risco de ataque cardíaco.

“Os dados obtidos são muito relevantes”, disse Setor Kunutsor, coautor do estudo e investigador na Universidade de Bristol, Reino Unido, à TIME. “Aqueles que fizeram uma sessão de sauna quatro a sete vezes por semana apresentaram uma probabilidade 60% menor de ter um ataque cardíaco do que os indivíduos que apenas o fizeram uma vez r semana”, concluiu.

O estudo teve como participantes mais de mil habitantes da Finlândia, país no qual fazer sauna é uma prática comum – tanto que algumas pessoas têm sauna dentro de casa. O grupo foi alvo de análises e inquéritos (sobre a frequência de utilização da sauna e estilo de vida) durante mais de uma década.

Os benefícios das temperaturas elevadas

O impacto positivo da sauna está, muito provavelmente, associado à redução da pressão arterial provocada pelo calor – um indicador diretamente associado a complicações cardiovasculares.

Além disso, a elevada temperatura das saunas é ainda responsável por estimular o sistema imunitário, melhorar a saúde cardiovascular e reduz a inflamação e stress.

Apesar dos resultados animadores, a equipa de investigação diz ser preciso aprofundar o tema. Análises futuras poderão comparar estes resultados com indivíduos que nunca utilizam a sauna e/ou oriundos de outro local do mundo.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/saude/esta-bebida-escudo-protetor-do-coracao/


 

Brand Story