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Boas notícias para quem gosta de andar descalço

Uma atitude simples, considerada prazerosa para muitos e que pode melhorar a saúde. Se aprecia andar descalça, vai gostar de ler este artigo.

descalça

Se gosta de caminhar pela casa apenas com um par de meias ou mesmo sem elas, provavelmente a frase “vai buscar uns chinelos, não andes assim se não constipas-te”, fez parte da sua juventude. Nessa altura, apesar de reconhecer o sentido do aviso, havia qualquer coisa em si que a levava a desobedecer ou a voltar a colocar os chinelos de lado. Acertamos?

Saiba que não era apenas teimosia, esta atitude para além de ter uma explicação, apresenta benefícios para a sua saúde.

“Ande descalço sempre que possa!” não só é o conselho do Dr. Manuel Pinto Coelho, como o título do capítulo 12 do seu livro “Seja um super-humano”.

É por isto que tem prazer em andar descalça

Manuel Pinto Coelho, médico de clínica geral e diretor clínico da Clínica Doutor Pinto Coelho, menciona no seu livro um estudo desenvolvido pelo departamento de biologia celular da Universidade da Califórnia, cujos resultados foram publicados na Journal of Inflamation Research.

As pesquisas provaram que andar descalço transmite uma sensação de bem-estar “em parte devido aos eletrões (partículas subatómicas, com carga elétrica negativa) que existem na terra e que desta forma, passam para o corpo; Os eletrões têm uma ação antioxidante que, na reparação de lesões, reduz os sinais de inflamação como a vermelhidão, o inchaço e a dor”, refere o especialista fazendo referência ao estudo.

Apesar dos benefícios, é necessário contextualizar o tema. “É claro que quando falamos em pés no chão nos referimos aos pés na terra ou na relva. Caminhar no alcatrão não faz bem a nada nem a ninguém”, adverte.

Benefícios de andar descalço

Agora que compreende a razão de ser da sua preferência por andar sem chinelos ou sapatos, conheça os benefícios que esta atitude pode ter na sua vida. E não, os benefícios não se limitam a andar literalmente com os pés na terra. Há benefícios em fazê-lo dentro de casa. Estas são oito das vantagens que Manuel Coelho refere.

  1. Ajuda a obter imunidade – “Andar descalço desde cedo é fundamental e a melhor forma de se obter imunidade, pois apresenta os micro-organismos ao organismo, dando-lhe armas para combater os agressores através de um sistema imunitário em alerta”.

2. Contribui para o transporte de antioxidantes da fontes externas (“terra”) para o organismo.

  1. Reduz a tensão muscular
  1. Combate a dor de cabeça e o stress. “A comunhão com a natureza que o contato da relva oferece ajuda a revitalizar os problemas, livrando-os da carga de tensão que, muitas vezes, impede o discernimento; tensão essa que nos prejudica a saúde à boleia de cortisol, a ‘hormona do stresse’”.
  1. Melhora a pressão sanguínea.
  1. Pode melhorar a fisionomia do seu . “Outro impacto positivo de andar descalço reflete-se no arco plantar, evitando assim, ou tratando, o pé chato, o que é muitíssimo mais agradável do que as botas ortopédicas que martirizam muitas crianças há umas décadas”.
  1. Menor frequência de fungos. “Como a transpiração é menor, também são menos frequentes os fungos e as micoses nos pés”.

O livro “Seja um super-humano!” é uma publicação da editora Oficina do Livro e encontra-se à venda por 16,50€.

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