Menu
Inicio Sexo Há benefícios em masturbar-se quando está com o período?

Há benefícios em masturbar-se quando está com o período?

A menstruação é uma boa altura para se masturbar e nós explicamos porquê.

masturbação

Chocolates, Netflix, roupa larga e cuecas bem confortáveis (e nada sexy). Se este é o seu cenário mais que perfeito para os dias em que está com o período, saiba que pode estar a perder grandes oportunidades. A menstruação pode ser uma boa altura para se masturbar e nós explicamos porquê.

A masturbação alivia o stress e deixa-a mais relaxada. E estas são duas grandes armas para combater as típicas dores de barriga. Leonor de Oliveira, psicóloga clínica e Investigadora em Sexualidade Humana, explica a relação. “É possível que as contrações uterinas que acompanham o orgasmo ajudem à expulsão dos tecidos do endométrio que causam a dor”. No entanto, a especialista alerta para a necessidade de a dor menstrual não ser normalizada, “sobretudo se aguda ou incapacitante, uma vez que pode indicar ausência de patologia, como a endometriose. Quem sofre de dores menstruais deve procurar ajuda médica”, alerta a especialista, que é também autora do blog Pronto a Despir.

Uma questão de hormonas

Voltemos aos orgasmos. Em qualquer altura da sua vida, menstruada ou não, o orgasmo leva ao aumento da serotonina e dopamina – neurotransmissores relacionados com prazer e redução de stress. Ora, em momentos críticos, como na menstruação, tais consequências são tudo o que o nosso organismo precisa. Mas será que a relação é direta?

À questão, a também psicóloga clínica esclarece que, de facto, a oxitocina parece estar envolvida nas contrações uterinas que acompanham o orgasmo. Todavia, “não há estudos que a liguem à redução da dor menstrual. Em relação à masturbação, apesar de muitas descreverem que parece reduzir a dor, há mulheres que por sofrerem dor aguda, não têm qualquer motivação para masturbar-se. Não há propriamente garantias de que a masturbação alivie a dor menstrual. É algo que difere muito de pessoa para pessoa” conclui a especialista.

Mais prazer? Ciência diz que sim!

É normal sentir-se mais excitada numa altura do ciclo menstrual em que a menstruação se aproxima. Normalmente tal sensação ocorre em simultâneo com a fase em que está com o período. Assim concluiu uma pesquisa da Universidade de Chicago. O motivo? Níveis mais altos de testosterona que influenciam a líbido. Ainda, e segundo Bahlani, um dos autores do estudo, pode existir também um fator psicológico; “Algumas pessoas ficam mais abertas ao sexo durante o período menstrual porque sabem ter menos probabilidade de engravidar”, refere.

Contudo, este é um estudo isolado e não serve para generalizar todos os casos. Leonor de Oliveira lembra que os estudos sobre os picos de excitação ao longo do ciclo menstrual “são diversos e apontam em várias direções”. “Há muita diversidade e muita complexidade, além de que é naif reduzir a sexualidade à sua componente biológica, já que os fatores psicológicos e sociais implicados são vastíssimos”.

“Apesar de não ser incomum as pessoas ficarem excitadas durante a menstruação, também não é necessariamente comum. Não há indicação de haver mais excitação ou prazer durante o período – é um mito. A maior parte dos estudos não indica isto, pelo contrário. Há um pico de excitação antes e depois, não durante. Há também pessoas que reportam mais excitação durante a ovulação. Na verdade, durante o período será quando revelam menos excitação, de acordo com a maioria dos estudos” acrescenta a psicóloga clínica.

Somos todas diferentes, sem generalizações

Assim sendo, e para não generalizar a questão, nada como assumir que cada mulher é como é. E o que resulta com uma não tem necessariamente que produzir os mesmos efeitos noutra. De qualquer dos modos, “a masturbação é um ato positivo e saudável, que se inclui nas muitas expressões da sexualidade. Qualquer consequência negativa para a pessoa, como a culpa e vergonha, está normalmente associada ao estigma”, remata Leonor de Oliveira.

Brand Story