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É por isto que deveria ingerir mais soja

A soja é uma leguminosa e uma boa substituta da proteína animal. Novos estudos sugerem que pode ser uma aliada para minorar os efeitos da menopausa.

A soja é uma leguminosa e uma boa substituição da proteína animal, sobretudo para quem opta por uma dieta vegetariana ou vegana.

Alimentos ricos em proteína são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, dado que este nutriente é responsável pelo”crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células”, segundo explica o Guia Nutrientes, Aditivos e Alimentos do Instituto do Consumidor. No caso da soja, a sua composição é especialmente rica em aminoácidos essenciais, que são sempre fornecidos pelos alimentos e não são produzidos pelo corpo humano.

Com origem na China, existem diversas formas de a consumir: Em óleo, molho, leite, iogurtes, sobremesas e até grão. Como todos os alimentos, a soja deve ser ingerida com moderação, fazendo parte de uma dieta rica e variada.

Novos benefícios da soja

Um estudo recente da Universidade do Missouri (EUA), provou que este alimento pode ajudar a combater os efeitos negativos da menopausa para a saúde da mulher, devido à proteína que contém. Além dos efeitos nas mulheres que já estão na menopausa, pode ainda ajudar as mulheres em idade fértil.

Adicionar alimentos à base desta leguminosa na alimentação pode fortalecer os ossos, em qualquer idade. A investigação foi realizada em ratos a quem foram administrados dois tipos de refeições. Os animais cuja dieta foi enriquecida em soja mostraram melhorias ao nível do fortalecimento dos ossos, especialmente da tíbia. Já os ratos cuja dieta foi enriquecida em milho, não mostraram qualquer melhoria a nível ósseo.

Assim, os investigadores concluem que a soja é uma boa aliada para o fortalecimento dos ossos, em qualquer idade, sendo ainda importante para minorar os sintomas da menopausa, em mulheres nessa fase da vida.

 

Mais benefícios da soja:

  • Vitamina A
  • Cálcio
  • Ferro
  • Vitamina B6
  • Vitamina C
  • Magnésio

Dica WH: Dê mais uma oportunidade às leguminosas. Aprenda a incluí-las na alimentação com as imagens acima.

 

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