10 Dicas para conseguir os melhores caracóis

Por não serem fáceis de ‘domar’, os cabelos encaracolados podem transformar-se numa verdadeira dor de cabeça para algumas mulheres… especialmente quando a natureza dos próprios fios não é respeitada. Mas está na hora de colocar um ponto final na luta diária que é conseguir os melhores caracóis.

  • Anterior
  • Próximo

    Evite lavar diariamente o cabelo

lavar cabelo

O ideal é lavar três vezes por semana com um champô específico para caracóis.

    Hidrate bem

Use um condicionador na ponta dos fios e aplique uma a duas vezes por semana uma máscara de hidratação. Se o seu cabelo é muito seco, aplique um óleo ou um creme leave-in e cubra-o com uma touca, pois o vapor vai fazer com que as fibras absorvam a hidratação do produto. Mensalmente aplique uma máscara reconstrutora à base de queratina e aminoácidos para reparar o cabelo danificado.

    Desembarace o cabelo durante a lavagem

Use a ponta dos dedos ou um pente de dentes muito largos, específico para caracóis, e penteie os fios assim que estiver a aplicar o condicionador ou a máscara. Nunca uma escova! A escova pode partir os fios encaracolados. Depois de passar o cabelo por água, não penteie mais para não perder os movimentos. Nunca desembarace os caracóis com o cabelo seco. Destrói a definição e ganha um volume que se torna difícil de controlar.

    Aplicar o creme de definição de caracóis com o cabelo ainda molhado

cabelo encaracolado

Privilegie produtos com textura em creme e evite espumas, que por norma secam os caracóis. O ideal é que contenha óleos naturais e não tenha silicone. Utilize pouca quantidade: o segredo é espalhá-lo bem.

    Não esfregue o cabelo com a toalha

O ideal é usar uma toalha de microfibra, é mais suave do que as convencionais de algodão. O material não cria atrito e evita o frisado. Também absorve melhor a água do cabelo, o que ajuda também a uma melhor absorção dos produtos. Ao secar o cabelo absorva suavemente o excesso de água, vá apertando o cabelo, abrindo e fechando a mão e respeitando a forma que os caracóis vão ganhando. Depois vá enrolando pequenas porções de cabelo com os dedos. Isto ajuda a manter os padrões naturais dos caracóis e a eliminar o frisado.

    Mas o ideal é mesmo secar o cabelo ao ar livre

Se não for possível use a peça de difusão de calor para que o caracol seque por dentro. Para dar alguma definição e volume, coloque a cabeça para baixo e antes de o secar aplique um protetor de calor para proteger os fios.

    Aplique um creme de pentear leave-in antes de sair de casa

Este tipo de produto ajuda a manter a boa aparência dos fios durante mais tempo.

    Mudanças e tratamentos... apenas com especialistas

Um dos cuidados mais importantes neste tipo de cabelos é colocar-se nas mãos de quem realmente sabe. Para estilizar um cabelo ondulado é preciso saber controlar volumes, texturas e comprimentos. Por exemplo, o corte deve ser feito por camadas e não devem ser cortados com lâmina para evitar que fiquem ainda mais frisados.

    Evite colorações agressivas

pintar cabelo

Alguns tipos de coloração acabam por secar ainda mais o cabelo, mas se quiser mesmo mudar o visual, então não se esqueça de hidratar bem o cabelo.

    Usa uma almofada de seda

Evitar a fricção é fundamental para que o cabelo esteja sempre impecável... mesmo depois de acordar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend