Matcha. A essência japonesa na cosmética

O matcha é um dos superalimentos do momento e não é difícil perceber porque é que a cosmética está de ‘beicinho’ por este pó verde ‘mágico’.

De cor verde vibrante e de sabor que ainda nem a todos agrada, o matcha é um dos superalimentos do momento e muito graças aos benefícios que promete oferecer à saúde.

Mais do que um pó verde ‘mágico’, o matcha é a versão mais pura do chá verde, sendo obtido da camellia sinensis, a mesa planta que dá vida às folhas de chá verde que consumimos e ao tradicional chá preto.

E o que é que isso da versão mais pura quer dizer? É mais potente do que o chá verde e, por isso, os seus benefícios são mais notórios no corpo e na mente.

 

Mas, o que é que o matcha tem?

Tudo de bom, na verdade. Quando consumido de forma regular e consciente, o matcha promove uma maior ingestão de vitaminas e minerais e um boost potente de antioxidantes, em particular os polifenóis de nome catequinas (mas há mais).

Por conter cafeína é ainda um ativador cerebral e pode ajudar a melhorar a concentração e a manter a calma. Mas não só: é também um aliado da boa saúde do coração e um escudo protetor contra o cancero e o envelhecimento precoce, seja ele interno ou externo.

E é nos benefícios externos que nasce a inclusão deste pó verde na cosmética, assumindo-se como um dos ingredientes do momento.

 

A essência japonesa na pele

Comecemos pelos antioxidantes – e, sim, vão além dos polifenóis. Na verdade, há um antioxidante que faz do matcha um amigo da saúde do organismo e da pele, especialmente se for acneica ou padecer de rosácea.

Falamos do Epigallocatechin gallate (EGCG), um composto antioxidante que liberta o corpo de radicais livres e atua diretamente nas bactérias que se acumulam na pele, permitindo, com isso, que a frequência e intensidade das borbulhas seja menor. Sabia que a presença do antioxidante EGCG no matcha é 137 vezes maior do que no tradicional chá verde?

O poder antioxidante faz ainda com que os cosméticos à base de matcha atuem como barreira protetora contra a poluição e radiação ultravioleta (embora não façam as vezes de um protetor solar, que deve ser usado diariamente).

Mas o matcha é também dono e senhor de um poder muito aclamado no mundo da cosmética: A capacidade anti-inflamatória (muito graças à presença de vitamina K), que permite que os cosméticos atuem como calmantes e apaziguantes da pele.

Além disso, contém ainda vitaminas A e C – duas velha aliadas da cosmética -, ferro, potássio, proteína e cálcio, nutrientes que cuidam do corpo por dentro e que espelham os resultados por fora.

Curiosa por incluir matcha na rotina de beleza? Clique nas imagens acima e conheça 11 produtos à venda em Portugal.

 

Leia também

Superalimentos. Da mesa para os boiões de cremes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend