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Bebidas vegetais são mesmo uma boa alternativa ao leite?

A exclusão do leite e de produtos lácteos da alimentação é uma das mais recentes tendências alimentares.

Bebidas vegetais são mesmo uma boa alternativa ao leite?

A exclusão do leite e de produtos lácteos da alimentação é uma das mais recentes tendências alimentares. Há quem o faça por intolerância ou incapacidade de digestão correta da lactase, mas há também quem o faça por questões éticas, optando, nestes casos, por alternativas vegetais.

Entre as principais alternativas ao leite estão as bebidas feitas à base de grãos de soja, de aveia, de amêndoa, de avelã, de espelta, de quinoa, de arroz e de coco. À partida, e por serem feitas à base de alimentos saudáveis, tendemos a acreditar que são opções válidas e nutritivas, contudo, nem sempre é assim – especialmente quando a composição conta com aditivos, incluindo aqueles que são à base de açúcar e completamente desnecessários para uma alimentação saudável.

Apesar do vasto leque de alternativas, o leite de amêndoa acaba por ser um dos mais consumidos, visto que é aquele que menos calorias tem. Uma chávena de bebida de amêndoa pode conter apenas 39 calorias, ao passo que a mesma quantidade de leite pode chegar às 100 calorias.

Porém, quando colocadas lado a lado com o leite, todas as variedades que se assumem como alternativa ficam a ‘pecar’ no que toca à proteína e cálcio, dois nutrientes fundamentais para um corpo saudável (e que podem também ser encontrados em alimentos de origem vegetal), notou o estudo publicado na revista científica Journal of Food Science and Technology.

Mas nem tudo são más notícias.

 

Peso e medida, sempre!

Todas as bebidas vegetais têm algo positivo a acrescentar à nossa alimentação, visto que os frutos secos, a aveia e o coco, por exemplo, são ricos em nutrientes e compostos que atuam como escudo protetor do coração, por exemplo.

Mas, mesmo entre todos os benefícios de qualquer bebida vegetal, o estudo destaca que há uma melhor do que as outras. Dizem os cientistas que o ‘leite’ de soja é aquele que se assume como a opção nutricionalmente mais interessante, embora se deva optar por uma bebida de soja orgânica e não geneticamente modificada.

Todas as outras bebidas vegetais podem ser encaixadas num plano alimentar saudável, facilitando a variedade de ingredientes e nutrientes dados ao corpo. Contudo, e antes de qualquer modificação na alimentação, consulte um nutricionista e tenha sempre atenção aos rótulos, procurando, assim, bebidas com baixo teor de açúcar e sem qualquer tipo de químico ou aditivo adicionado.

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