Menu
Inicio Nutrição Bebeu demasiado café? É assim que pode evitar males maiores

Bebeu demasiado café? É assim que pode evitar males maiores

Há quem diga – com toda a convicção possível – que ‘café é vida’, especialmente na hora de combater o sono. Mas é preciso ter cautela.

Há quem diga – com toda a convicção possível – que ‘café é vida’, especialmente na hora de combater o sono. (Quem nunca?)

Esta quase dependência resulta, muitas vezes, num consumo excessivo e bastante penoso para a saúde. Mas não só.

Se ao consumo elevado de café juntarmos o quadradinho de chocolate negro que come todos os dias depois do almoço ou o chá verde que a acompanha nas reuniões, então podemos estar perante um boom de cafeína. E esta é uma realidade muito comum.

Mas, até que ponto isso pode ser prejudicial? Tudo depende de pessoa para pessoa.

Basicamente, a cafeína estimula o sistema nervoso central, fazendo com que se sinta mais acordada e alerta, explica a médica Jennifer Wider. Além disso, pode estimular a adrenalina.

Quando consumida com moderação, a cafeína pode até ser uma mais-valia, mas beber demasiado café pode deixá-la demasiado alerta e até mesmo nervosa.

 

Muita cautela

Segundo as recomendações internacionais, as pessoas devem limitar o consumo de cafeína a 400 miligramas por dia, embora este valor possa variar de pessoa para pessoa devido a diferentes capacidades de tolerância.

Para que saiba, uma caneca de café, com cerca de 200 mililitros, equivale a nada mais, nada menos do que 92 miligramas de café. Se beber quatro destas fica muito próxima da dose diária recomendada. Mas a quantidade não é o único problema.

Exceder a dose recomendada de cafeína é muito mais fácil do que pensamos e tal não se deve apenas às cinco bicas que bebe diariamente. O facto de a cafeína demorar nove horas e meia a reduzir para metade a sua presença no organismo facilita o estado de excesso e até mesmo aquilo a que muitos chama de overdose de café.

Mas nem tudo são más notícias. É possível combater o excesso de café e alimentos com cafeína com alguns truques bem simples. Além, claro, da moderação.

Clique nas imagens acima e conheça os sintomas de excesso de cafeína e como prevenir males maiores.

Em caso de dúvida, nada como consultar um médico.

 

Mais sobre café

https://www.womenshealth.pt/living/cafe-cogumelos-combinacao-improvavel-esta-furor/

Artigo originalmente publicado na Women’s Health dos Estados Unidos.

Brand Story