O exercício físico tem inúmeros benefícios como tão bem já sabe. Mas, e se lhe disséssemos que a prática regular de exercício pode mesmo fazer com que os seus órgãos não envelheçam?
A conclusão é de um estudo da Universidade Ball State, no estado do Indiana (EUA), que analisou as funções pulmonares e cardíacas de septuagenários. Segundo esta pesquisa, os participantes que foram sempre fisicamente ativos mostravam um estado de saúde melhor, do que aqueles que não haviam incluído o exercício nas suas vidas.
Na verdade, os resultados mostram que os septuagenários que se mantiveram ativos tinham um coração e pulmões de alguém 30 anos mais novo. “Percebemos que as pessoas que se exercitam regularmente, ano após ano, tendem a ter uma saúde geral melhor. Estas pessoas com 75 anos – homens e mulheres – têm uma saúde cardiovascular semelhante à de uma pessoa com 40 ou 45 anos”, afirma Scott Trappe, diretor do laboratório de Performance Humana da Universidade de Ball.
Quanto é suficiente?
Segundo Scott Trappe, “se caminhar durante 30 a 45 minutos, por dia, a quantidade de benefícios para a saúde que vai obter são significativos e substanciais”.
O mais difícil pode mesmo ser encontrar o equilíbrio da quantidade necessária de exercício físico, de modo a que essa seja uma rotina saudável.
Veja na galeria as dicas do psicólogo Glenn Livingston, especialista em distúrbios de excesso de peso, sobre como manter uma rotina de exercício físico a longo prazo.
E sabe que mais? Nós temos aqui o treino perfeito com a duração de apenas 30 minutos.
Veja na galeria as dicas do psicólogo Glenn Livingston, especialista em distúrbios de excesso de peso, sobre como manter uma rotina de exercício físico a longo prazo.
Defina o motivo pelo qual está a treinar
"Quer cria uma ideia muito detalhada sobre como vai estar as sua vida um ano depois de ter começado a fazer exercício físico e uma dieta, sente-se muito mais motivado e bem sucedido".
Defina as suas regras
"Quem define quando, onde e a quantidade de exercício físico que vai realizar tem, de modo geral, mais sucesso do que quem apenas segue as linhas gerais dos planos".
Controle o seu 'eu' interior
"Cada um de nós tem uma voz interior que sugere que abandonemos os sapatos de corrida, em favor da televisão e de um pacote de batatas fritas. Mas, é possível ultrapassar a sua voz interior, independentemente da frequência com que ela surge. É importante separar os pensamentos sobre comida e controlar o seu 'eu' interior".
Perdoe-se se cometer um erro
"Toda a gente pode cometer erros. Não nos levantamos cedo pela manhã para fazer exercício, porque estamos cansados; comemos bolo de chocolate na festa de Natal da empresa e não devíamos. O facto é que os seres humanos são falíveis, mas aprendemos com os nossos erros e é importante perdoar-se e voltar a implementar as suas regras".
Comece devagar
"Tentar correr 5 km de uma fez, depois de ter sido sedentária toda a vida é pedir para falhar. Começar com desafios pequenos permite às pessoas criarem um padrão de sucesso que leva a que tenham mais confiança em si próprias. Com a confiança chega a habilidade para conseguir feitos maiores".