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Barriga cheia? Dizemos-lhe como saber se é inchaço ou gordura

Conheça as diferenças entre o inchaço e a gordura. Conheça o seu corpo.

inchaço
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Quando sentir que o seu par de calças favorito está mais apertado do que o habitual pela manhã, poderá perguntar-se se é por causa de estar inchada ou se ganhou uns quilos extra. Mas, qual é a diferença entre as duas?

O inchaço é quando sente a sua região abdominal ou barriga cheia, apertada, e tem a aparência de estar inchada ou distendida. Pode ocorrer quando se come, se bebe, ou se tem demasiados gases. Pode ser diferente de pessoa para pessoa, mas pode variar de ligeiramente desconfortável a intensamente doloroso. Felizmente, é tipicamente temporário.

A gordura, especialmente se se acumula em torno da secção intermédia, desenvolve-se com o tempo e tende a ficar por mais tempo. Sente-se suave em vez de apertada.

Mas nem toda a gordura corporal é prejudicial para a saúde. Mantém-nos quentes e armazena vitaminas como A, D, E, e K, que são essenciais ao funcionamento dos órgãos e tecidos. A gordura é também importante para o bom funcionamento do açúcar no sangue, do cérebro, das hormonas e do metabolismo. Certos tipos de gordura (e onde é armazenada no corpo) podem, no entanto, ser prejudiciais para a sua saúde.

Qual é a diferença entre inchaço e gordura?

O aumento de peso devido ao excesso de gordura aparece gradualmente na balança, enquanto o aumento de peso como resultado do inchaço pode aparecer subitamente, como por exemplo durante a noite. A boa notícia é que o aumento de peso devido ao inchaço desaparece tão rapidamente como o inchaço. Por outro lado, o aumento de peso devido a excesso de gordura demora mais tempo a perder.

O inchaço resolve-se tipicamente por si só, enquanto é preciso livrar-se da gordura baixando a percentagem de gordura corporal através do exercício e da dieta.

O que causa inchaço no estômago?

A maior parte das vezes o inchaço deve-se a uma acumulação de gás no trato gastrointestinal. Isto pode ser devido a uma variedade de razões que incluem o seguinte:

  • Mastigar muita pastilha elástica;
  • Comer demasiado depressa;
  • Ter uma doença digestiva como a doença de Crohn, síndrome do cólon irritável (SII), ou colite ulcerosa;
  • Beber muitas bebidas carbonatadas;
  • Consumir demasiados alimentos que contêm fibras;

O que causa a acumulação de gordura à volta do estômago?

O consumo excessivo de calorias, juntamente com a falta de atividade física e um estilo de vida stressante, pode levar a um aumento de peso que, normalmente, aparece como depósitos de gordura à volta da secção média, ou gordura visceral.

Alguns alimentos podem contribuir para o aumento de gordura abdominal, incluindo o álcool, alimentos ricos em gordura e bebidas e alimentos açucarados.

Para evitar ou prevenir a acumulação de gordura à volta do estômago, é recomendado a monitorização da sua dieta e a incorporação de mais atividade física.

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