Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, a icónica boneca Barbie despe-se de ideais de beleza padronizados e dá ênfase à mulher tal como ela é. E tudo sob o mote #MoreRoleModels.
Inspirada em mulheres das mais variadas áreas – desde o desporto à culinária, passando pelo cinema – a Mattel acrescenta mais ‘mulheres reais’ à sua coleção ‘Inspiring Women’. O objetivo é bem claro: acabar com ideias de perfeição e inspirar jovens mulheres um pouco por todo o mundo.
Nesta nova ronda de ‘bonecas reais’, a Barbie presta homenagem a 17 mulheres de destaque a nível mundial.
Mulheres que inspiram a Barbie
Ora marcaram a história e servem agora de exemplo, como foi o caso de Frida Khalo e Amelia Earhart, ora estão a escrever a sua própria história e a história de milhares de jovens um pouco por todo o mundo.
Quebrando barreiras e estereótipos, nomes como Chloe Kim, Ibrihaj Muhammad e Sara Gama fazem das suas profissões uma forma de passar a mensagem do momento: as mulheres são capazes.
E foi nestas mulheres que a Barbie se inspirou:
- Chloe Kim (snowboarder norte-americana)
- Patty Jenkins (realizadora do filme ‘Wonder Woman’)
- Bindi Irwin (conservacionista australiana)
- Nicola Adams (boxer do Reino Unido)
- Frida Kahlo (artista)
- Ibrihaj Muhammad (campeã de esgrima dos Estados Unidos)
- Amelia Earhart (pioneira da aviação)
- Hui Ruoqui (campeã de voleibol da China)
- Ashley Graham (modelo e ‘body ativist)
- Katherine Johnson (física da NASA)
- Misty Copeland (bailarina)
- Hélène Darroze (chef)
- Sara Gama (futebolista)
- Martyna Wokciechowska (jornalista)
- Gabby Douglas (ginasta)
- Xiotong Guan (atriz)
- Ava Duvernay (realizadora)
- Yuan Yuan Tan (bailarina)
- Leyla Peidayesh (designer)
With 86% of US moms worried about the type of role models their daughters are exposed to, we are committed to shining a light on empowering female role models in an effort to inspire more girls.
Join us by sharing your role models using #MoreRoleModels. #IWD2018 pic.twitter.com/FnEuBsDh23
— Barbie (@Barbie) March 6, 2018
“Através do programa Sheroes (em português, ‘Heroínas’), as homenageadas recebem a maior honra da marca Barbie, uma boneca única customizada à sua semelhança, celebrando a sua importância para a expansão de possibilidades para as meninas em todo o mundo”, lê-se num comunicado enviado às redações.
Por cá, Catarina Furtado, Sara Moreira, Patrícia Mamona, Clara de Sousa, Isabel Stillwell e Mariza, foram algumas das mulheres distinguidas peça Barbie. A escolha destas ‘rolme models’ portuguesas deve-se à ação positiva que cada uma exerce na sua área de intervenção, que vão desde a solidariedade social, ao desporto, jornalismo ou música.