Menu
Inicio A WH testou #aWHtestou: Perdi quase 500 calorias nesta aula de grupo

#aWHtestou: Perdi quase 500 calorias nesta aula de grupo

Não foi a primeira do género em que participei. Mas tinha – e um pouco mais – tudo o que se poderia esperar de um treino cardiovascular deste género. Descubra porquê.

calorias, treino

Eram 7h15 da manhã quando entrei no estúdio 4 do Holmes Place de Alvalade para 45 minutos de cycling. Ou melhor, de Cycle. É assim que se denomina esta aula de grupo que nos faz querer pedalar mais rápido e melhor do que… nós próprias.

Assim deve ser em qualquer aula de grupo. Promover o espírito de equipa, ou de comunidade, num ambiente onde cada um faz por se superar individualmente, mas onde nos sentimos em comunidade. Se assim não for e, pelo contrário, sentir que há competição entre participantes de uma mesma aula, então não vale a pena.

Mas a aula de iCycle vale mesmo a pena. A música é tão imersiva e potente quanto se espera num treino cardiovascular de 45 minutos. A ideia é simples, e a que provavelmente já conhece se já participou numa aula de cycling: pedalar ao ritmo da melodia, aumentando ou reduzindo ora a carga, ora a velocidade com que pedala, segundo as diretrizes do instrutor que ali nos acompanha. O facto de se cada orientação de aumentar ou reduzir ser algo vaga e não em níveis específicos, permite que cada um gira o esforço de acordo com a sua condição física.

Ou seja, se há um momento do treino em que é suposto chegarmos ao topo do nosso esforço, o instrutor não dirá “pedalem no nível 9”, mas sim, “aumentem o número de rotações”, “acelerem” ou “façam por aumentar o ritmo cardíaco”.

Mas não pense que esta estratégia a levará a esforçar-se menos do que o que realmente consegue. Como disse no início do artigo, este é um treino de grupo bem imersivo, onde a energia de uns contagia a dos outros. Além disso, há um momento em que o instrutor partilha no grande ecrã atrás de si os valores de todos os presentes naquela aula. Valores estes que, até então, apenas cada um tinha acesso no ecrã da sua bicicleta.

“Vamos, é para aumentar o número de rotações. ‘Bora! Só mais uns segundos” gritava o instrutor, naquele que era o sprint final.

E se acha que será nesta fase da aula em que se sentirá mal, por ser eventualmente a menos rápida ou por o ciclista ao seu lado pedalar no dobro da sua velocidade, desengana-se. É precisamente aqui que se sente o espírito de grupo. O de competição individual mas num caminho que é feito em conjunto.

Quer provas? Experimentei esta aula numa fase em que não estava propriamente no meu auge de resistência. Em 45 minutos, queimei 452 calorias ainda antes do pequeno-almoço e, garanto-vos, a energia para o resto do dia é realmente outra.

Onde praticar Cycle?

Esta é uma das aulas de grupo que o Health Club Holmes Place disponibiliza. Veja onde a pode praticar:

  • Onde: Holmes Place Health Club – Algés, Alvalade, Amoreiras, Arrábida Shopping, Avenida Defensores de Chaves e Boavista
  • Para quem: Para todos os que queiram um treino cardiovascular intenso, com uma grande queima calórica. De referir a possibilidade de se adequar a vários níveis de condição física.
  • Duração da aula: 45 minutos.

Brand Story