Menu
Inicio Living Autodefesa: Aprenda os princípios básicos para se sentir segura

Autodefesa: Aprenda os princípios básicos para se sentir segura

Combata as estatísticas violentas e proteja-se.

No uso de técnicas de autodefesa (especialmente no caso das mulheres) é preciso compreender que o objetivo final é conseguir fragilizar o atacante para que a vítima consiga chegar a um local seguro.

Luís Ferraz, responsável técnico e pedagógico do Núcleo de Defesa Pessoal de Lisboa ajuda-nos a desmistificar o tema.

O primeiro passo para sair da zona de perigo é analisar todos os aspetos da situação limite. desvendamos os mitos e explicamos como proceder.

Verdadeiro ou falso


Deve gritar-se o mais alto possível?

“O atacante está preocupado também com a sua segurança e não quer chamar as atenções por isso não quer que a vitima faça barulho. Gritar e fazer todo o barulho possível pode levar a sua fuga precipitada”, explica o especialista.

Deve ligar-se a alguém para pedir ajuda?

O ideal é ter o número nacional de emergência à mão e pedir auxílio, se a situação assim o permitir, explica o especialista. Coloque na marcação rápida do smartphone: 112.

Deve tentar-se chamar o agressor à razão e negociar com ele?

São extremamente raros os casos em que o agressor recua do conflito devido à negociação. Contudo, se sentir oportunidade para tal, apenas deverá fazê-lo se tomar as devidas precauções. para não ser surpreendida.

As armas improvisadas passam por coisas muito simples e de uso diário, tais como: chapéu de chuva, mala, lima, chaves, cartão de
crédito, sapato.

Deve dizer ao agressor que sabe defender-se?

“Isso não é de todo aconselhável. Quem precise de se defender tem uma vantagem adicional se surpreender o atacante com uma resposta rápida”, diz Luís Ferraz.

Devem dar-se golpes o mais rápido e forte possível?

Sim, mas só se dominar as técnicas de defesa pessoal. O importante é gastar a energia em golpes certeiros e explosivos. O treino pode ajudá-la a atuar eficazmente.


Na galeria, em cima, descubra seis dicas de golpes eficazes para utilizar numa situação de perigo.

Brand Story