Menu
Inicio Estilo Athleisure de A a Z: Conheça a pormenor a tendência mais fit

Athleisure de A a Z: Conheça a pormenor a tendência mais fit

Comecemos por entender a própria palavra. Athleisure junta o conceito de athletic (atlético) junta-se ao de leisure (lazer). 

Athleisure

Do ginásio para a rua, do trabalho para o serão de lazer. A tendência é versátil a todas e tão in quanto confortável. A ideia é precisamente esta: a de adaptar as roupas de treino ao estilo de rua mais in.

Comecemos por entender a própria palavra. Athleisure junta o conceito de athletic (atlético) junta-se ao de leisure (lazer).

E sim, dir-lhe-ão os especialistas, o conceito ganhou destaque com peças de roupa normalmente utilizadas para yoga, que se estenderam a tantas outras ocasiões, hoje não há mãos a medir e, se tiver olho certeiro, conseguirá aderir à tendência do momento em qualquer mood mais ou menos sporty. A Women’s Health desconstruiu o conceito para melhor o definir, de A a Z. Deixe-se inspirar!

Autenticidade

Usar roupa desportiva em qualquer ambiente – seja ele mais ou menos formal – é um dos maiores sinais de autenticidade no mundo da moda. A possibilidade de combinação de peças e estilos permite criar looks únicos e que espelhem ao máximo a personalidade de cada pessoa. Mas não só: a roupa desportiva é a que mais fielmente mostra e respeita as curvas naturais do corpo feminino, sendo, por isso, um dos estilos que melhor encaixam na importância da moda autêntica e inclusiva.

Brincadeira

Um fato clássico combinado com umas sapatilhas, umas jogger pants com uma camisa, um sutiã desportivo mais ou menos escondido num blazer, uma sweater com uma saia. Enfim, o mundo de combinações do athleisure é infinito e permite brincar com todas as possibilidades existentes. Por cá, somos superfãs dos casacos desportivos com jeans.

Conforto

Esta é a palavra de ordem na hora de comprar roupa, mas o certo é que todas as peça desportivas fazem jus a esta necessidade. Opte por materiais leves, suaves e que permitam total liberdade de movimentos.

Detalhe

A peça desportiva combinada com a roupa casual é o pormenor que irá sobressair em qualquer look – e sempre sem parecer que vestiu o fato de treino para ir ao supermercado.

Elegância

Se pensa que o athleisure é sinónimo de desleixo, então temos um problema sério. Vá por nós, mesmo com peças desportivas e oversize é possível manter a elegância. Falta-lhe imaginação? Dê uma vista de olhos às publicações com a hashtag #athleisure no Instagram, são mais de um milhão e todas totalmente inspiradoras.

Fast Fashion

Sim, aderir a esta tendência é mais fácil do que parece e esqueça a ideia de que precisa de gastar uma pequena fortuna para se deixar render ao athleisure. As cadeias de fast fashion contam já com opções bastante em conta e muito diversificadas de roupa de treino que dá perfeitamente para ir diretamente do ginásio para uma saída com as amigas. Mas vá com calma, pense no ambiente e faça compras conscientes e não em quantidade.

Génese

O athleisure – a que podemos também chamar de activewear – está na génese das grandes marcas de roupa desportiva, que, desde cedo, apostaram em peças e conjuntos que podem perfeitamente ser usados fora do ambiente de ginásio. Basta pensar, por exemplo, na moda dos fatos de treino dos anos 1980. Lembra-se das combinações sempre estonteantes que Jane Fonda fazia nos seus vídeos de fitness (e que não apeteciam despir mal a aula acabasse)?

Híbrido

A mistura entre o informal e o formal, o clássico e o desportivo, o justo e o largo ou o sóbrio e o arrojado é mais fácil alcançar quando se aposta no athleisure, que permite o perfeito equilíbrio entre as combinações mais improváveis, num resultado híbrido que agrada até mesmo aos mais convencionais. E o melhor é que não há limite para a imaginação. Arrisque!

Inovação

Sempre de olho no futuro, a indústria da moda desportiva não perde uma única oportunidade para lançar o modelo mais tecnológico de sempre. E a isso alia de forma quase automática um design inteligente para que o resultado final não se cinja aos treinos. Este modelo conta com a tecnologia flytefoam blast na sola, que garante o máximo conforto.

Jovial

Não é apenas a forma e o corte que fazem a diferença neste estilo. As cores são determinantes para conseguir um visual mais jovem e a próxima temporada vai estar repleta delas, e quanto mais juicy forem, melhor. Aposte num look monocromático e jamais sentirá os anos a passar.

Luxo

Ora, quando dissemos que não ficava caro seguir à risca o athleisure estávamos a falar a sério. Mas é certo que também é possível ter o seu quê de luxo – e dispendioso – num look mais desportivo, seja para ir trabalhar, para sair ou para passear no fim de semana. E pode sentir-se glamorosa dos pés à cabeça.

Mochilas

E quem diz mochilas diz bolsas de cintura, bolsas tiracolo, bumbags, ou seja, tudo o que possa substituir a tradicional e clássica mala e que promete facilitar o transporte de tudo
e mais alguma coisa. Somos completamente fãs!

Net-a-Porter

Para quem pretende criar um estilo mais próprio e que fuja às tendências atuais, nada como apostar em sites como a Net-a-Porter, a Asos e a Farfetch, que além de venderem
as principais tendências permitem aceder a marcas que não possuem espaço físico
em Portugal.

Ousadia

Esta é uma palavra que encaixa na perfeição em tudo aquilo que o athleisure representa. E não falamos na ousadia num sentido sensual, mas sim na ousadia de pensar (e sair) fora da caixa – não só como marcas como a Oysho fizeram mas sobretudo na hora de sair da zona de conforto para apostar num look arrojado.

Prático

Está a ver aqueles dias em que não sabe o que quer vestir e que só lhe apetece algo confortável? Umas calças desportivas ou uma sweater conseguem sempre resolver, até mesmo nas manhãs mais dramáticas de indecisão.

Qualidade

Se há coisa que podemos esperar da roupa desportiva é qualidade. Toda ela foi pensada para todos os movimentos, cenários inesperados e muitas intensidades de treino. Por isso, as peças acabam por ser mais resistentes, mais amigas da pele e produzidas com materiais premium.

Respirável

Mas não é apenas de bom material que se faz a roupa desportiva. A grande maioria das roupas são inteligentemente criadas para que o conforto, a mobilidade e o estilo estejam assegurados e, claro, para que a pele seja capaz de respirar nos momentos certos.

Sustentável

Os alarmes soam cada vez mais alto e a urgência de mudar não pode mais ser ignorada. A indústria da moda é das que mais contribuem para a pegada ambiental e cabe a nós, consumidores, optar por criações mais sustentáveis. Mas obriga, sobretudo, toda a indústria a mudar o chip e a apostar em materiais e técnicas de produção sustentáveis. O caminho é longo, mas os passos estão a ser dados e no sentido correto.
E por cá já há muito por onde escolher.

Tecnologia

Uma aliada do athleisure é a tecnologia, não apenas na produção de peças mas na inclusão de gadgets desportivos no dia-a-dia, como é o caso dos smartwatches. Os relógios inteligentes trouxeram uma nova forma de olhar para a vida saudável. Como se não bastasse, ainda oferecem um lado mais geek a qualquer look.

Unissexo

Um dos aspetos mais positivos do athleisure é que não olha a géneros. Assim se permite uma sinergia sempre perfeita de vários tipos de roupa. Apesar de ser mais fácil para as mulheres usarem uma ou outra peça dos homens – as chamadas boyfriend clothes –,
o certo é que este estilo ajuda a quebrar barreiras e traz as peças de roupa unissexo para
o centro das atenções.

Versátil

Monotonia é palavra que não pode entrar neste abecedário do athleisure. Até porque é, possivelmente, o estilo mais volátil e polivalente alguma vez pensado.

Xeque-mate

A cereja no topo do bolo do athleisure é a infinidade de possíveis colaborações entre marcas e criadores. Já assistimos a duos vencedores, como Stella McCartney e adidas ou Victoria Bechkam e Reebok. Mas estamos sempre com vontade de mais e mais. E o xeque-mate acontece com esta união.

Zíper

Os sutiãs desportivos com zíper são superpráticos durante o treino – para aumentar ou reduzir o suporte. Além disso, também servem para combinar com camisolas de gola em bico ou casacos mais desportivos.

Brand Story