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As vitaminas que precisa para ter energia o dia todo

Para aqueles dias em que tem dificuldade em sair da cama ou não consegue concentrar-se nas suas tarefas, estas vitaminas podem ajudá-la.

Vitaminas

Há dias em que sair da cama é um desafio e mesmo uma boa chávena de café não parece animar. De facto, tem a sensação de que as horas simplesmente não passam e acha impossível terminar todo o trabalho que tem pela frente.

Sentir isto é normal, há muitos aspetos da nossa vida quotidiana que nos causam stress e cansaço. Quando esta situação se torna uma dinâmica constante, pode ter uma deficiência vitamínica.

Manter uma dieta rica e saudável, exercitar-se diariamente, praticar técnicas de relaxamento para acalmar as nossas angústias e stress e ter uma boa rotina de sono são pilares fundamentais para manter um nível adequado de energia todos os dias.

Os alimentos são a nossa principal fonte de vitaminas, pelo que consumir as proporções certas ajuda-nos a obter naturalmente a quantidade certa de energia. No entanto, quando isto não é suficiente, os suplementos vitamínicos podem prevenir uma possível deficiência de vitaminas no corpo.

No entanto, tenha sempre em mente que as vitaminas são um suplemento a uma dieta saudável e equilibrada.

Vitaminas do complexo B

Vitaminas do complexo B, Solgar, 15,12€ (à venda no Celeiro)

Riboflavina, niacina, ácido fólico – soa familiar? Todos estes suplementos vitamínicos que os médicos prescrevem ou as farmácias recomendam para combater a fadiga são compostos por vitaminas B. As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 promovem a absorção da energia dos alimentos que comemos.

Vitamina B12

Vitamina B12, Vitalize, 14,99€

A vitamina B12 merece uma atenção especial. A sua principal função é cuidar do estado dos neurónios e do cérebro, tornando-a um grande aliado quando se trata de aumentar a concentração. Mas é também responsável por fornecer ao organismo a energia de que necessita para fazer face a todas as atividades do dia-a-dia. Portanto, é muito importante manter níveis adequados de vitamina B12 no corpo para evitar sentir-se mais cansada do que o normal.

Vitamina C

Vitamina C, Naturmil, 13,09€ (à venda no Celeiro)

A sua vantagem mais conhecida é a prevenção de constipações, mas a verdade é que se trata de um mito generalizado na sociedade. No entanto, a vitamina C tem outros benefícios para a saúde.

Ajuda a manter o metabolismo energético e as funções mentais no seu estado ótimo. É um poderoso antioxidante, uma vez que promove a formação de colagénio, que ajuda a bloquear os danos dos radicais livres na pele. Combate também a fadiga, reduzindo os níveis de cortisol que produzimos em tempos de alerta ou de elevado stress.

Vitamina D

Vitamina D, Biofil, 11,75€ )à venda no Celeiro)

É comum ter deficiência de vitamina D durante o inverno devido à falta de sol (a principal fonte), e ficar dentro de casa durante tantos dias não ajuda. Peixes oleaginosos, gema de ovo, fígado e cogumelos são alimentos ricos em vitamina D que deve incluir na sua dieta diária. No entanto, se não for possível obter vitamina D suficiente da sua dieta, pode optar por tomar um suplemento para manter níveis adequados no seu corpo.

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