Menu
Inicio Saúde As músicas desta cantora reduzem o stress enquanto conduz

As músicas desta cantora reduzem o stress enquanto conduz

‘Hello…It’s me’, a serenidade! Segundo um novo estudo, ouvir um estilo de música e, em especial, de uma cantora, consegue reduzir os níveis de stress.

Se ficar parada no trânsito em plena hora de ponta lhe dá vontade de querer lançar fogo à chuva (‘Set fire to the rain’), há um estilo de música, mais precisamente uma cantora, que podem ajudar.

As conclusões são de um estudo publicado na revista científica Complementary Therapies in Medicine, sendo que as conclusões apontam para o facto de que ouvir música instrumental, durante a condução, poder reduzir os níveis de stress no coração.

O estudo piloto foi levado a cabo com cinco participantes, todas mulheres e os testes foram realizados enquanto essas pessoas conduziam. Num dos dois dias da pesquisa de campo as participantes conduziram durante 20 minutos, em hora de ponta, enquanto ouviam versões instrumentais de Hello ou Someone Like You, temas da cantora Adele, Exile de Enya e uma versão instrumental da música Amazing Grace, além de temas de meditação como Electra por Airstream. No outro dia do estudo, a condução foi feita e silêncio.

Os níveis de stress cardíacos das mulheres foram medidos na variância do ritmo cardíaco através de um monitor colocado junto ao peito das participantes. A variação dos ritmos cardíacos foi definida através das flutuações nos intervalos entre batimentos consecutivos e foi influenciada por diferentes componentes do sistema nervoso. Quando o sistema nervoso parasimpático entra em marcha, em modo ‘lutar ou fugir’, o coração bate mais rapidamente. Já quando entra em modo ‘descanso’, a pessoa tende a sentir-se mais relaxada e o ritmo cardíaco é mais baixo.

Numa situação mais stressante (digamos que alguém se atravessa à sua frente na estrada e nem se quer tem a capacidade de pedir desculpa), o seu corpo é inundado com químicos que despoletam o sistema nervoso simpático. O stress crónico tem vindo a ser ligado a uma série de problemas, incluindo um forte impacto na saúde cardiovascular.

Este estudo em concreto mostrou que as participantes que conduziam a ouvir determinados tipos de música tinham uma maior atividade do sistema nervoso parasimpático e uma redução da atividade do sistema simpático. Por isso, ouvir música está associado a uma moderação dos níveis de stress durante a condução.

Em especial, ouvir músicas relaxantes pode ser uma boa medida preventiva para regular a resposta ao stress e pode contribuir para a saúde cardíaca.


Leia também

 Copo menstrual é saudável, mas tem de o usar assim

Artigo via Men’s Health

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story