Menu
Inicio Living As 5 melhores apps de meditação, segundo especialistas

As 5 melhores apps de meditação, segundo especialistas

Meditar não tem de ser complicado. Espreite estas 5 apps de meditação.

Se já tentou meditar e não conseguiu, saiba que não está sozinha. São vários os obstáculos que nos podem a levar a desistir de praticar esta técnica. No entanto, saiba que a meditação pode fazer maravilhas para a sua saúde física e mental, por isso vale a pena dar-lhe uma oportunidade.

Felizmente, nos dias que correm, já existem inúmeras aplicações que nos ajudam a meditar através de sessões guiadas e outras ferramentas que são úteis neste sentido. “As apps de meditação são um ótimo complemento para uma prática de atenção plena, pois ajudam-na a continuar, em qualquer hora e lugar, colocando o poder da atenção plena na palma da sua mão”, diz Pax Tandon, especialista nesta área e autora de Mindfluness Matters.

Quais são os principais benefícios da meditação? De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos, meditar pode a ajudar a reduzir o stress, as dores crónicas (como dores de cabeça) a controlar a tensão arterial, entre outros benefícios para a saúde mental.

Curiosa em relação às aplicações que os especialistas recomendam? Veja a lista abaixo.

5 apps de meditação

Se é nova na meditação: Headspace

O Headspace é uma das aplicações mais conhecidas do mercado nesta área. Se quer relaxar, precisa de ajuda para adormecer ou quer aumentar a produtividade no trabalho, esta é uma boa opção para si.

“Existem centenas de meditações guiadas, mini-meditações, sons para dormir, meditações SOS para emergências, meditações para crianças e animações para ajudá-la a entender melhor a meditação”, diz Lindsey Elmore, farmacêutica que se tornou especialista em bem-estar.

Se quer muitas opções: Calm

Esta app disponibiliza sessões guiadas que vão desde os 3 e os 25 minutos. Os tópicos a serem trabalhados são a ansiedade, a gratidão e a atenção plena no trabalho (tem ainda vários tipos de sons relaxantes que pode ouvir e exercícios respiratórios). “Há novas meditações todos os dias, rastreadores de progresso e programas de 7 e 21 dias para iniciantes”, diz Elmore.

Se procura os melhores profissionais: Insight Timer

De uma forma geral, os especialistas concordam que o Insight Timer é uma aplicação de meditação pro. “Esta app tem muitos professores experientes de mindfulness e oferece-lhe a liberdade de escolha dependendo de quanto tempo tem para praticar e do estilo que procura (por exemplo, reduzir o stress e a ansiedade)”, diz Pax Tandon.

Esta app também é uma das favoritas de Elmore, pois, além da variedade de meditações guiadas, possui um rastreador que permite traçar o seu progresso e ganhar emblemas, fazendo com que deseje regressar e não abandone a sua prática.

Se deseja combinar fitness e meditação: Glo

Tiffany Cruikshank, professora de yoga registrada e fundadora da Yoga Medicine, diz que adora o aplicativo Glo porque tem “uma grande variedade de meditações guiadas para escolher entre professores de renome”.

Além disso, pode personalizar o seu treino ao escolher a duração, o professor e o nível desejado, bem como uma variedade de tópicos que podem ajudá-la a concentrar-se em metas específicas de meditação, diz Cruikshank, acrescentando que a app é uma ótima opção para pessoas novas ou experientes nesta área. Bónus extra? Também terá acesso a aulas de yoga e pilates conduzidas por professores.

Se quer uma aplicação com base na ciência: Smiling Mind

A Smiling Mind foi desenvolvida por psicólogos e educadores para incentivar a prática da atenção plena como um pilar do bem-estar, assim como exercícios diários, bom sono e alimentação saudável. Pode escolher entre meditações simples diárias de 10 minutos, que são divididas em categorias e por idades. A melhor parte? Todos os recursos estão disponíveis gratuitamente.

Brand Story