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Aproveite os jantares de natal, mas tenha isto em atenção

É tempo de festa! Relaxe e desfrute dos amigos e família à mesa.

Na temporada natalícia, o maior medo para muitas é ganhar peso. Jantares de natal, festas, mesas cheias de comida e faltas no ginásio são uma péssima combinação que leva a prever tal resultado.

Uma média de diversos estudos permitiu-nos generalizar que a população pode ganhar, em média, entre 5 a 7kg nesta época. Ainda assim, pedimos a Maribel Bragado, licenciada em nutrição com especialização em diabetes, que nos esclarecesse a questão. Segundo a especialista, com base na sua experiência laboral, o mais comum é chegar a janeiro com aproximadamente três quilos.

Assim, e para que o stress não a consuma nesta época, reunimos alguns dos conselhos de Maribel Bragado, que pode certamente aplicar no seu dia-a-dia por algumas semanas.

Desfrute da comida sem o sentimento de culpa

Imagine um jantar com amigos que já não via há muito tempo. Não será melhor apreciar este momento, da companhia e do que tem na mesa?

Tente que haja sempre fruta e verdura no seu prato, a acompanhar a restante comida

Se vai a um evento onde não preveja a presença de grandes verduras, o melhor será preparar-se e comer uma peça de fruta antes. Vai ajudar-lhe a controlar a fome graças à presença de fibra.

Evite os almoços demasiado prolongados

…falamos daqueles que duram cerca de seis horas. Além disso, não espere muito tempo entre refeições. Se o jantar será mais tarde, porque será na casa de alguém, garanta que come algum snack como frutos desidratados, secos ou mesmo fruta fresca.

Não se esqueça de beber água

Entendemos perfeitamente que, com o tempo mais frio, próprio desta temporada, a última coisa que queira fazer seja beber água. Mas a sua ingestão irá garantir uma boa digestão, além de ajudar ao bom funcionamento intestinal, que a vai deixar mais leve e bem-disposta. Não se esqueça que as infusões são uma alternativa à água natural, assim como a água aromatizada

Não suspenda os treinos

Sim, a sua agenda está cada vez mais cheia de compromissos, festas e reuniões, e ainda bem! Mas então e o ginásio? Este é dos maiores males desta temporada: há mais compromissos, comemos mais e exercitamos menos.

Se não tem a oportunidade de ir ao ginásio, faça pelo menos uma caminhada de 20 minutos ou então dê tudo na posta de danças. Tudo serve para se mexer: elevador? Não. Escadas!

Atenção às porções do que come

Não se trata de evitar a comida. O mais importante é saber equilibrar as doses de cada coisa que coloca no prato.

Evite servir-se no dobro da dose normal

O prato está delicioso, mas será que vai a pena a sensação de extremamente cheia com que prevê ficar?

Então, como provar tudo nas festas de natal?

A recomendação para comer de tudo – pelo menos todos os pratos típicos – é provar um prato no dia 24 e o outro no dia 25. Sabemos que os menus não variam muito nestes dias.

Não abuse do vinho

O ideal seria ficar-se pela água mas, em dia de festa, sabemos que tal não acontece. Limite-se a dois ou três copos de vinho por festa, não mais do que isto. Se a sua preferência recair mais sobre os refrigerantes, opte por uma versão mais light e modere ao máximo o seu consumo.

Durma!

O descanso regular ajuda à regulação do apetite, reduz o stress e ajuda a que desfrute ao máximo das festas.

Artigo via Women’s Health México

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