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Inicio Estilo Tem dificuldade em escolher o tamanho do sutien? Este guia vai ajudá-la

Tem dificuldade em escolher o tamanho do sutien? Este guia vai ajudá-la

O seu peito também merece (toda a) atenção durante o treino. Por isso, fique a par de tudo o que deve procurar num sutiã desportivo.

Aprenda a escolher (e a cuidar) do seu sutiã desportivo

Há uma parte do corpo à qual as mulheres nem sempre prestam a devida atenção durante o treino: os seios.

Não usar um sutiã desportivo ou usar um que não se adequa ao tipo de peito que se tem pode afetar a aparência dos seios e aumentar a flacidez. Além disso, pode mesmo interferir com a própria saúde mamária. E as consequências nem sempre são reversíveis.

Ao contrário de outras partes do corpo, os seios não têm músculos, o que faz com que careçam da capacidade de se autorreparar. A escolha acertada de um sutiã desportivo é a forma mais eficaz de dar todo o conforto e segurança ao peito, mas nem todas as mulheres estão conscientes disso.

A conclusão é de um estudo da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. A investigação mostrou que 70% das mulheres usa diariamente o sutiã errado e que cerca de 50% confessam sentir dor no peito durante o treino. Diz a investigação que o peito movimenta-se de três formas durante o treino: dentro para fora, cima e baixo e de lado para lado.

Quanto maior for o impacto da modalidade, maior é a amplitude dos movimentos. Por isso mesmo, maiores serão os efeitos indesejados. Num treino de alta intensidade, como o treino o HIIT, por exemplo, os seios podem ‘saltar’ cerca de 14 cm quando o suporte usado não é o adequado. Por isso, quanto maior for a intensidade do treino, maior terá de ser o suporte do sutiã.

A sua bíblia dos sutiãs de treino

São cinco os pontos a considerar na hora de comprar conscientemente um sutiã específico para os seus treinos. Acredite, farão toda a diferença:

Salte: No provador, dê alguns pulos para perceber se os seios estão firmes. Se o sutiã não subir, então é o indicado.

Dois dedos: Se não consegue encaixar dois ou mais dedos entre o peito e o tecido, então o sutiã não é o indicado. Está demasiado apertado e pode causar fricção.

Nivelado: Se as costas do sutiã não ficam ao mesmo nível, subindo ligeiramente, poderá precisar de um tamanho mais pequeno.

Ajuste a alça: Deve ajustar a alça do sutiã antes de cada exercício, mas nunca mais do que 4cm do ombro.

Suavidade: Lave o sutiã à mão sempre que puder. Caso não consiga, lave-o na máquina dentro de uma bolsa. Opte por um programa de lavagem a frio e evite a centrifugação – o calor pode afetar a elasticidade.

Resta saber: treinos de alto ou baixo impato? E qual a sua copa? Assim que souber responder a tais questões, está pronta para investir nesta peça essencial.

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