Menu
Inicio Nutrição Aprenda a escolher o pão mais saudável e ideal para si

Aprenda a escolher o pão mais saudável e ideal para si

É uma fonte de hidratos de carbono e fibra e ajuda a promover a saciedade.

Nós por cá nos confessamos: adoramos pão! Mas a questão é: quem não adora?

Este alimento tradicional é um dos ex-líbris da alimentação mundial e protagonista em quase todos os pequenos-almoços e merendas. (Como resistir?)

À partida, o pão tem tudo para ser um alimento saudável: É uma fonte de hidratos de carbono e fibra e ajuda a promover a saciedade. Mas nem sempre é assim.

 

Pão saudável q.b.

Escolher o pão mais saudável não é fácil – se fosse, este não seria dos alimentos mais excluídos dos planos de emagrecimento.

Contudo, existem truques que prometem ajudar a manter este alimento na dieta (e sem peso na consciência). E é tudo uma questão de ingredientes.

Os cereais integrais devem ser protagonistas, mas a lista de ingredientes que compõem o alimento deve ser a mais curta possível. Importa sempre lembrar que esta iguaria nasce da simples junção de água, farinha, levedura e sal.

Mas engana-se se pensa que tudo o que é integral é saudável! Mais uma vez, tudo depende dos ingredientes.

Se prestar atenção ao rótulo, verá que na maioria das vezes é a farinha de trigo refinada o primeiro ingrediente (isto é, o que está em maior quantidade), especialmente do que é comercializado nas grandes superfícies.

Escolher o pão mais saudável não é fácil – se fosse, este não seria dos alimentos mais excluídos das dietas. Consulte sempre um nutricionista! Estes mesmos especialistas, dizem quais as melhores opções:

Baguete integral:

Consegue guardar até os recheios mais escorregadios (acredite, é uma boa qualidade). As mais preocupadas com os hidratos de carbono podem deixar este tipo de pão fora do menu.

Pita Integral:

Muito práticas para rechear com vegetais e, tipicamente, tem menos de 100 calorias.

Centeio Integral:

É mais denso que o trigo e tem um índice glicémico menor, o que a ajudará a reduzir os picos de açúcar no sangue que, por sua vez, podem originar fome.

Pão de cereais tradicionais:

Algumas variedades, como as de milho ou amaranto, não têm glúten.

Pão de grãos germinados:

Embeber os cereais até estes estarem germinados aumenta os níveis de antioxi-dantes e vitamina B.

Multicereais com sementes:

Uma ótima forma de ingerir proteínas e gordura saudável para acabar com a fome fora de horas.

Pumpernickel:

Os pães elaborados com massa fermentada, como este de centeio, escuro e doce, são mais fáceis de digerir do que aqueles preparados com leveduras comerciais.

Conselho WH: ‘Enriquecido’ é outra forma de dizer que tem farinha branca refinada e algumas vitaminas adicionadas. Evite!

Brand Story