Menu
Inicio Sexo Aposte no amor-próprio. A masturbação não substitui o sexo a dois

Aposte no amor-próprio. A masturbação não substitui o sexo a dois

Diferentes prazeres em momentos distintos – e nenhum anula o outro. Há vantagens no prazer a solo que devem ser esclarecidas entre casais.

A filosofia do ‘corpo são em mente sã’ não podia ser mais atual. Numa altura em que a ansiedade e a depressão assolam uma relevante parcela populacional, alerta-se sobre a saúde mental.

Da meditação ao boxe, passando por viagens ou qualquer outra atividade, sugerem-se formas de aliviar o stress… e o prazer sexual não fica de fora da lista.

Fala-se em específico da masturbação, um aspeto que pode levantar dúvidas por parte de quem está numa relação. Se tem um parceiro, porquê masturbar-se sozinha?

A resposta está no alívio de stress. Além disso, há a noção de que o sexo a dois não será menosprezado pelos momentos a sós.

Outra questão que se levanta é relativamente à ideia de egoísmo. Muitas são as mulheres que se colocam em segundo plano. Dão prioridade aos filhos, ao companheiro, à casa, à carreira… mas então e os momentos de auto-cuidado?

Seja um banho de imersão e uma máscara facial ou o uso de um vibrador, estas são dicas aconselhadas por especialistas que sabem a necessidade de se cuidar da saúde mental. Caso contrário, o controlo que se tem sobre qualquer outro aspeto da vida será rapidamente perdido.

Momento a sós não é egoísmo

De-Andrea Blaylock-Johnson, terapeuta sexual, reconhece que a postura de ‘culpada’ por tirar tempo para si é partilhada por muitas. Citada pela The Oprah Magazine, explica que “vivemos num mundo em que a humanidade é constantemente desafiada e onde somos vistas como egoístas caso tiremos tempo para cuidar de nós próprias. Mas este cuidado pessoal não se fica só pelos banhos e massagens. Por vezes, comer de forma saudável ou dormir o suficiente é o cuidado de que precisamos.” Contudo, estes são bens vitais à nossa sobrevivência e não deveriam ser vistos como luxos ou extras.

Voltemos à masturbação. Se esta é uma forma de reduzir o stress, vai ajudar a melhorar o sono, logo, pode ser exatamente o que precisa para garantir que tem as bases para cuidar da sua saúde mental.

Aliás, um estudo publicado no The National Center for Biotechnology Information responde sim à questão principal da sua própria investigação. ‘O sexo é bom para a sua saúde?’ É, e “a masturbação pode ser uma forma de alívio de stress ou auto intimidade” que promove o bom humor e relaxamento.

Só vantagens. Resta-lhe não fazer da masturbação uma rotina. Não troque o prazer por uma ‘obrigação’ de que não desfruta, mas completa apenas ‘porque sim’.

Quer mais motivos? Damos-lhe 11. Conheça-os ao percorrer as imagens da fotogaleria.


Leia também

Quantas calorias queima a masturbação?

Brand Story