Menu
Inicio Living Esta aplicação diz-lhe como reciclar tudo o que tem em casa

Esta aplicação diz-lhe como reciclar tudo o que tem em casa

Quer reciclar resíduos que tem em casa, mas não sabe como fazer? Esta aplicação da Quercus ensina-a a ser mais amiga do ambiente!

Sabia que, em média, cada pessoa produz cerca de 1.32 kg de lixo por dia? Os dados são da Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza, que afirma ainda que os portugueses ainda não sabem como devem reciclar eficazmente os resíduos. De facto, a associação chama a atenção para o facto de que os ecopontos nem sempre são a solução mais correta.

Cada vez mais são conhecidos casos de animais, especialmente espécies marinhas e aves, que têm a sua vida encurtada devido à poluição dos seus habitats naturais. Mas, não só para os animais a questão da poluição e o facto de os produtos não serem depositados no local correto é perigosa.

Por isso, é fundamental que as pessoas tomem consciência da importância de reciclar – afinal, fazer algo pelo planeta está mesmo nas mãos de todos -, mas também é essencial que haja mais medidas de incentivo à reciclagem. A solução? Tentar comprar menos produtos embalados, experimentar compras a granel e ainda ter sacos de pano reutilizáveis para diminuir o uso de plástico.

Segundo a Quercus, cerca de 83.5% dos resíduos são tratados misturados, ou seja, sem a devida separação, pelo que Portugal está muito abaixo dos valores das metas europeias. O objetivo de reciclar 50% de todo o lixo até 2022 parece então bastante longínquo e a associação teme que não seja mesmo cumprido, já que o valor se encontra nos 38%, atualmente.

O problema é que, muitas vezes, não temos conhecimento de como podemos reciclar os produtos que temos em casa. Para ajudar, a Quercus lançou uma aplicação, a Wasteapp, que ajuda os portugueses a saberem o destino que devem dar aos resíduos.

Desde CD’s até aos medicamentos, veja na galeria como pode ser mais amiga do ambiente e aumentar a reciclagem!


Leia também

Reduza assim o desperdício alimentar

Brand Story