Menu
Inicio Saúde Aparelhos falsos? A tendência do TikTok que põe em risco a saúde...

Aparelhos falsos? A tendência do TikTok que põe em risco a saúde bocal

Comprar aparelhos dentários online ou fazê-los a partir de casa põe a saúde oral em risco.

Desde que o TikTok entrou nas nossas vidas temos visto muitas modas, algumas fáceis de fazer como danças ou receitas de culinária e outras que são mais perigosas. Por exemplo, há alguns dias, inventaram a tendência de congelar mel numa garrafa de plástico e, no dia seguinte, comê-lo, algo que os especialistas descreveram como pouco saudável.

Agora, uma nova tendência de beleza chega à plataforma digital e está presente entre os mais novos, que consiste em colocar aparelhos dentários falsos. Sim, assim como leu, falsos! Agora contamos-lhe tudo.

A tendência de colocar aparelhos dentários falsos

Só aqueles que usaram aparelho em algum momento da vida – e não querem lembrar-se desses dias – sabem como é difícil tê-los e o que dói quando são colocados ou ajustados. Não só pelo desconforto de ter estas peças de metal na boca, mas também porque devem despedir-se de toda a comida que amavam, mas, no final, sabem que valeu a pena o sacrifício e certamente agora estão a desfrutar de um sorriso espetacular.

No entanto, no TikTok, nasceu uma tendência que, por mais estranha e louca que possa parecer, consiste em colocar aparelho em casa para ganhar popularidade. De ser um processo para alinhar os dentes e aumentar a segurança ou a autoestima, tornou-se um desafio de beleza que pode estragar a sua saúde oral. Cuidado!

Perante a polémica, vários especialistas, alertaram para o uso de aparelhos da moda e os riscos que pode ter para a saúde oral. “Os aparelhos devem ser perfeitamente indicados e devem ser colocados por especialistas”, diz a Sociedade Espanhola de Periodoncia (SEPA) num artigo publicado na revista científica Cuida Tus Encías.

“A indicação de um tratamento ortodôntico deve vir da mão do especialista e profissional que, após a avaliação, deve indicar e personalizar o tratamento ortodôntico de acordo com o estado de saúde oral, gengival e articular de cada paciente”, refere o mesmo artigo.

Fazer os seus próprios aparelhos dentários falsos também é perigoso

Embora os tiktokers tenham imposto a tendência de aparelhos falsos na plataforma e a popularidade ter crescido, o resultado não é de todo bom, uma vez que ameaça a saúde oral. Quem aderiu à tendência, encomenda os aparelhos falsos pela internet, vão a centros de beleza, e outros fazem-nos em casa com fios, alfinetes e ganchos de cabelo.

Ao usá-los por diversão ou curiosidade sem ir ao dentista, pode correr o risco de perder dentes, gerar aglomeração, desgastar o esmalte e causar outros problemas que acabarão por deteriorar o seu sorriso. Se não precisar de aparelho, não o utilize apenas pela moda e muito menos faça o seu próprio. Caso contrário, será sempre melhor ir a um especialista fazer um diagnóstico pessoal.

Brand Story