Menu
Inicio Perder Peso “Aos 39 anos sinto-me no meu melhor. Nunca estive tão feliz”

“Aos 39 anos sinto-me no meu melhor. Nunca estive tão feliz”

Os treinos – pouco consistentes – ficaram em pausa durante a gravidez de Vanda, que se “desleixou” na alimentação nesta mesma fase. Até ouvir o click que precisava.

Vanda Maia

Mãe de duas filhas, com 10 anos de diferença, o exercício físico não era propriamente novidade para Vanda que apenas parou de treinar durante a gravidez por questões de saúde. E foi após o nascimento da sua segunda filha, hoje com 8 anos, que decidiu voltar aos treinos e lutar por um corpo mais saudável e tonificado.

O regresso ao ginásio aconteceu cerca de um mês após dar à luz, mas demorou o seu tempo até que Vanda começasse a ver os resultados que ambicionava embora tenha mantido sempre o foco nos treinos. Entre corrida e ginásio, o objetivo começou pela perda de peso, depois pelo ganho de massa muscular que acabasse com a típica flacidez. Agora, foca-se na zona do corpo que sente que precisa de ser mais trabalhado: “Já vou fazer 40 anos, há sempre uma zona do corpo que pede mais atenção”, reconhece, sem dar grande importância ao peso. Mesmo quando esteve com mais peso, Vanda não nos soube precisar quanto pesava. “Foram 90 e tal”, lembra, mostrando que o que mais lhe importa é, sempre, a forma como se sente no seu corpo.

“É engraçado porque há uns anos atrás, com 63 ou 64kg estava bem mais cheiinha. Hoje, são uns 63kg bem diferentes”, reconhece.

A par dos treinos, para os quais conta com o acompanhamento de um personal trainer, sabia que tinha de mudar também a alimentação, já que durante a gravidez deixou de lado qualquer regra a este nível. Com ajuda ou pesquisando a informação de forma individual, o seu ‘truque’ passa por experimentar e ver o que melhor funciona com o seu corpo. “Nos últimos 4 ou 5 anos já aprendi muito neste sentido, e tenho melhorado os meus conhecimentos. Por isso, se ao longo dos anos fui experimentando várias coisas, hoje é diferente”. Mas mais do que um ou outro ‘estilo’ de regime alimentar, há que seguir um cuidado a nível de rotinas. Toda a preparação prévia de refeições, organização de marmitas e, por vezes, cozinhar algo diferente da refeição da restante família.

Vanda Maia

É assim que mantém o foco alimentar e de treino, com o gosto pelo estilo de vida mais saudável e sem qualquer extremismo. “Há alturas que faço umas pausas de alguns meses no ginásio por questões profissionais ou de saúde mas depois retomo”, conta à Women’s Health.

O resultado?

“Nunca me senti tão bem como hoje. Nem com 18 anos. Eu aos 39 anos sinto-me na minha melhor condição física apesar das estrias – tenho muitas. Nunca me senti tão bem, tão feliz”. “Tem sido uma luta, mas uma luta muito boa porque não há dinheiro que pague esta felicidade. O que importa mais é que nos sintamos mesmo bem connosco e com o nosso corpo. A nossa família agradece”.

E por falar em família, toda esta realização leva a que as próprias filhas sejam influenciadas pelo estilo de vida saudável de Vanda. “Faço pressão lá em casa. Nem sempre é fácil gerir as coisas, as minhas filhas nem sempre entendem”, admite. E a vontade de Vanda em influenciar os outros a um estilo de vida mais saudável não se fica por casa, mas leva-a a ponderar seguir o seu sonho: o de voltar a estudar e seguir a área do desporto.

Vanda Maia

“Sempre adorei desporto. Desde miúda quando me perguntavam o que queria da vida, dizia que queria ser professora de educação física. Hoje, a minha profissão é num escritório, sentada o dia inteiro, é complicado. A par disso tenho um part-time em que alugo casas para férias. Mas mesmo assim, voltei à escola. Quero mesmo voltar a estudar e seguir a área do desporto. Estou a trabalhar para o sonho que sempre tive. Quero muito avançar neste sentido”, admite, com o mesmo foco com que perdeu mais de 20kg.

“Quando queremos muito uma coisa, conseguimos. Isso só depende de nós mesmas. Temos é que, claro, ter paciência. Porque nada acontece de um dia para o outro. Vai melhorando, mas é aos poucos que conseguimos”, conclui, satisfeita com quem é hoje.

Brand Story