Menu
Inicio Saúde Toma de antidepressivos pode levar a aumento de peso, diz Ciência

Toma de antidepressivos pode levar a aumento de peso, diz Ciência

toma de antidepressivos
toma de antidepressivos

Uma nova investigação publicada na revista científica The BMJ descobriu que a utilização de antidepressivos poderá estar associada ao aumento de peso ao longo do tempo.

O grupo de pesquisa utilizou dados médicos de mais de 290 mil pessoas com pesos variados. Cada um dos indivíduos foi monitorizado de acordo com os registos que incluíam a toma de antidepressivos e o aumento de peso ao longo do tempo – foram ainda tidos em conta outros fatores que poderiam aumentar o número na balança, tais como a idade, doenças crónicas e o consumo de drogas ou tabaco.

Aqueles a quem foi prescrita a toma de antidepressivos durante o primeiro ano do estudo apresentaram uma probabilidade 21% superior de ganho de peso durante os dez anos que se seguiram, quando comparados com aqueles que não tomaram este tipo de medicamentos.

A média de aumento de peso foi registada nos 5% a mais que o peso inicial dos participantes e esta situação foi mais premente no segundo e terceiro anos de tratamento, mantendo-se, no entanto, elevada durante os seis anos seguintes.

As condicionantes

Apesar dos resultados, importa ter em conta que a presente investigação deixou de fora alguns indicadores relevantes, como por exemplo: qual era a rotina alimentar dos pacientes; se estes realmente tomaram os antidepressivos; ou se os sintomas depressivos, como aumento do apetite e perda de motivação para fazer exercício, influenciaram ou não o aumento de peso.

Ainda assim, este não é o primeiro estudo a relacionar a toma de antidepressivos com o aumento de peso. No passado, outras investigações, com uma dimensão mais pequena, concluíram a existência desta ligação.

Contudo, o risco de ganho de peso não deve ser um elemento desencorajador para a toma de antidepressivos – a chave será discutir com o seu médico esta possível consequência e procurar estratégias para minimizar um possível ganho de peso.

Brand Story