Menu
Inicio Saúde Animais de estimação podem ajudá-la a prevenir este problema de saúde

Animais de estimação podem ajudá-la a prevenir este problema de saúde

Adotar um animal tem um sem fim de vantagens! Além do amor e carinho, os animais de estimação ajudam ainda a combater a depressão.

animais de estimação

Adotar um animal traz um sem-fim de vantagens para si, que ganha uma companhia eterna, e para o animal, que ganha um lar. O seu novo amigo de quatro patas vai ainda obrigá-la a sair de casa (e a ficar menos sedentária) e ainda lhe vai dar um boost de energia. Como se não bastasse, as oportunidades de socialização multiplicam-se quando leva o seu animal a passear ao parque.

Um estudo de 1999 da Universidade de Buffalo , em Nova Iorque, mostrou que ter um animal de estimação regula a pressão arterial tão eficazmente como os medicamentos usados para tratar a hipertensão. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, os animais em casa podem ainda ajudar a baixar os níveis de colesterol e de triglicéridos.

 

Animais de estimação e depressão

Além de todas estas vantagens e do amor e carinho incondicionais que um amiguinho de quatro patas lhe pode dar, há mais uma boa notícia.

Um estudo recente publicado na revista Journal of Psychiatric Research mostra que ter um animal de estimação, seja ele qual for, pode ajudar a combater a depressão.

Este estudo foi realizado com pessoas que sofriam da doença e tomavam medicação. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo que aceitou adotar um animal e um grupo que não aceitou. Ao longo dos três meses em que foram avaliadas, as pessoas que sofriam de depressão e tinham adotado um animal mostraram sinais significativos de regressão da doença. Já o grupo que não adotou manteve os valores iniciais.

No final da pesquisa, alguns elementos do grupo que adotou deixaram mesmo de enquadrar os critérios segundo os quais se define a depressão. Todos os pacientes tomavam medicação e continuaram as terapêuticas durante o estudo.

Este é mais um bom motivo para adotar um amiguinho de quatro patas numa associação perto de si. Lembre-se de que a adoção de um animal é para a vida toda.


Leia Também

https://www.womenshealth.pt/saude/ha-um-bom-motivo-ter-caes-diz-ciencia/

Brand Story