Menu
Inicio Sexo Anda a viver uma amizade tóxica? Aprenda a decifrar

Anda a viver uma amizade tóxica? Aprenda a decifrar

Conheça os sinais – e o que não deve mesmo tolerar!

A amizade um dos pilares do bem-estar do ser humano, aliás, temos mesmo por hábito dizer que os amigos são a família que escolhemos. Mas, serão todas as amizades positivas? Não, mas deviam. E é aqui que entram as amizades tóxicas.

Segundo Diana Gaspar, psicóloga e autora do livro Atrai Pessoas Fantásticas para a Tua Vida, “as verdadeiras amizades não têm espaço para a crítica destrutiva, para a humilhação e para a necessidade de rebaixar os outros para proveito próprio. Têm, sim, espaço para a lealdade e são amizades francas e transparentes. As amizades tóxicas são pautadas pela falta de lealdade, pela presença de inveja, julgamentos constantes e pela necessidade de desvalorização do outro”.

Deste modo, continua, “é importante que perceba que tipo de relações tem e o que dizem as suas amigas sobre si, sobre as suas escolhas e com que intenção o fazem”.

Depois desta reflexão, importa ainda “lembrar que aquilo que os outros dizem sobre nós é, na realidade, um reflexo deles e que se alguém manifesta com crítica ou nos humilha, isso significa que essa pessoa vive muito mal com ela mesma. Cabe a nós perceber se é com aquele tipo de energia e pessoa que queremos viver”.

 

+ WH: Percorra as imagens acima e fique a par de 10 sinais menos óbvios de que está numa relação tóxica.

Brand Story