Menu
Inicio Uncategorized Alto impacto, pequenos passos

Alto impacto, pequenos passos

Este princípio é tão verdade como um outro: os resultados que estamos a ter neste momento na nossa vida são a soma dos comportamentos que tivemos no passado.

Mafalda Almeida
Young african-american woman resting after work out outdoors

Com certeza que já ouviu a célebre frase: somos o resultado dos hábitos que escolhemos praticar diariamente. Este princípio é tão verdade como um outro: os resultados que estamos a ter neste momento na nossa vida são a soma dos comportamentos que tivemos no passado, bem como dos nossos pensamentos conscientes ou inconscientes.

Ter consciência daquilo que nos passa pela cabeça é de uma enorme importância. Ter também consciência dos hábitos diários que já nem questionamos é também fundamental, se quisermos obter novos e melhores resultados na nossa vida. Isto é válido para todas as pessoas, qualquer que seja o seu objectivo, desde que passe por uma necessidade de mudança e de conquista pessoal e/ou profissional.

Ter alto impacto na nossa vida implica tomar decisões, implica mudar hábitos de pensamento e não só. Implica também ter a consciência do que nos move, e de quais podem ser os desafios que podemos enfrentar na mudança que desejamos atingir. Isto tudo parece assustador, mas conseguimos simplificar dando pequenos passos diários, de forma a mostrar que conseguimos chegar um pouco mais longe todos os dias. A ideia não é ser um “sprint”, como costumo dizer, mas sim uma “maratona”, e isso exige foco, disciplina, pequenos passos. “Ser 1% melhor a cada dia que passa”, é este o princípio que defendo.

As nossas rotinas diárias deverão ser, por isso, o nosso foco. Não nos assustemos com a ideia que devemos mudar tudo, de forma abrupta e completamente desconfortável. Não tem de ser assim. A ideia aqui é estabelecer a intenção (e entrar em acção!) no sentido de dar pequenos passos de mudança todos os dias, de forma consistente. Um compromisso connosco mesmas. Sim, porque a consistência é uma das chaves para conseguirmos resultados com alto impacto na nossa vida. Não vale de nada “dar tudo” num dia ou numa semana e depois regressar aos hábitos antigos, certo? Ser resiliente e consistente, se de facto queremos chegar a um nível diferente na nossa vida.
A verdade é que, muitas vezes a nossa mudança passa, na sua raiz mais forte e profunda, pela mudança da nossa identidade. Será que ainda somos aquela pessoa que afirma que nunca tem tempo para ir ao ginásio? Será que afirmamos com toda a confiança que já não fumamos, quando nos oferecem um cigarro num evento ou numa situação social? Isto é identidade.

Isto é o resultado de uma decisão, de uma mudança de hábitos, de pequenos passos, e de uma alteração ao nível de quem somos, da pessoa em que nos queremos tornar.
Se queremos criar alto impacto na nossa vida, se queremos atingir resultados extraordinários, devemos tomar decisões, mudar hábitos, dar pequenos passos diariamente, para que a longo prazo consigamos chegar onde tanto desejámos, numa melhor versão de nós mesmas.

O melhor recurso que temos somos nós, as nossas capacidades, a nossa confiança. Não vamos desperdiçar isso, e vamos dar o nosso máximo e o nosso melhor, sempre!

Brand Story