Menu
Inicio Saúde Está a ser criada uma alternativa saudável ao sal de cozinha!

Está a ser criada uma alternativa saudável ao sal de cozinha!

No Dia Mundial da Hipertensão, cientistas garantem estar perto de descobrir um substituto muito mais saudável para o sal de cozinha.

O inimigo: sal de cozinha

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Hipertensão e, para celebrar esta data, nada melhor que uma boa notícia. Cientistas do iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica – estão a explorar o uso de plantas halófitas, ervas aromáticas e microalgas como uma alternativa ao sal de cozinha.

Projeto Lesssalt

Este projeto pretende avaliar e correlacionar a composição nutricional e fitoquímica de extratos derivados das plantas e microalgas com as suas propriedades sensoriais. A posteriori, será avaliada a capacidade anti-hipertensiva dos diferentes produtos em teste e selecionados os que são capazes de garantir características sensoriais adequadas associadas a um possível efeito anti-hipertensivo.

O consumo excessivo de sal está intimamente relacionado com o desenvolvimento de várias doenças crónicas como a hipertensão, o cancro do estômago ou a osteoporose.

A opinião do especialista

Para Manuel Oliveira Carrageta, presidente da fundação Portuguesa de Cardiologia, este é “o problema de Saúde Pública mais importante em Portugal”, por ser hoje o maior responsável pelo número de mortes e complicações cardiovasculares. Falamos de 14% da mortalidade mundial, que atinge atualmente um terço da população adulta. Contra este mal, tem-se no entanto vindo a melhorar os tratamentos, seja a variada medicação, com que se consegue hoje chegar aos vários casos, como por aparelhos que permitem que se meça a pressão arterial de forma cómoda, em casa – algo que deve ser feito. Aos olhos do especialista, resta alertar para o problema, sendo certo que ainda são muitos aqueles que não sabem que sofrem deste problema.

Melhoria na saúde da população

Através desta iniciativa, pretende-se que este produto possa ser usado como um substituto saudável do sal nas cozinhas e, assim, contribuir para uma melhoria significativa na saúde da população. A promoção de hábitos de vida mais saudáveis, nomeadamente alimentares, capazes de prevenir o desenvolvimento desta doença assume cada vez mais um papel de destaque na luta contra a hipertensão.

Brand Story