Menu
Inicio Saúde Alopecia: estas famosas falaram abertamente sobre a queda de cabelo

Alopecia: estas famosas falaram abertamente sobre a queda de cabelo

É mais comum do que se pensa.

Pexels

Perder o cabelo pode ser bastante devastador, e se é uma experiência que conhece demasiado bem, não está sozinha. A perda de cabelo é mais comum do que se pensa, e não discrimina nem visa pessoas específicas. De facto, um estudo de 2007 sobre a queda de cabelo feminina estimou que cerca de 55% das mulheres irão sofrer de queda de cabelo em algum momento da sua vida.

Naturalmente, a razão pela qual alguém perde o cabelo nem sempre pode ser reduzida a uma só causa. O stress, a dieta e várias formas de alopecia encabeçam frequentemente a lista de culpados. “Quase todas as mulheres acabam por desenvolver algum grau de queda de cabelo”, explica um relatório recente da Faculdade de Medicina de Harvard. “Pode começar a qualquer momento após o início da puberdade, mas as mulheres tendem a reparar primeiro na menopausa, quando a queda de cabelo aumenta tipicamente”. O risco de queda de cabelo também aumenta à medida que as pessoas envelhecem – e as pessoas com um historial de queda de cabelo nas suas famílias também são mais propensas a sofrer deste problema.

A perda de cabelo é tão comum que mesmo algumas das celebridades que conhecemos e amamos já a tiveram. Felizmente para nós, muitas delas têm sido muito abertas e honestas a este respeito. Estrelas como Khloé Kardashian, Jada Pinkett Smith, e Viola Davis falaram francamente sobre as suas lutas com a queda de cabelo, desde a forma como os seus fios de cabelo mais finos as apanharam de surpresa até como isso afetou a sua confiança geral.

Adiante, veja o que sete celebridades disseram sobre as suas experiências com a queda de cabelo.

Jada Pinkett Smith

@jadapinkettsmith

Nos Óscares de 2022, o comediante Chris Rock aparentemente referiu-se à perda de cabelo de Pinkett Smith quando brincou que ela parecia pronta para estrelar numa futura sequela de G.I. Jane. Pinkett Smith acabou por revirar os olhos – ela já foi mais do que honesta sobre a perda do seu cabelo.

A estrela de 50 anos falou sobre o problema pela primeira vez em 2018 no programa Red Table Talk. “Foi aterrador quando começou”, disse ela. “Eu estava um dia no banho e tinha punhados de cabelo nas mãos e fiquei tipo, ‘Oh meu Deus, estou a ficar careca?”.

“Foi um daqueles momentos da minha vida em que eu tremia literalmente de medo. Foi por isso que cortei o meu cabelo, e por isso continuo a cortá-lo”, acrescentou. Pinkett Smith tomou recentemente a decisão de rapar a cabeça graças a um empurrão da sua filha, Willow Smith.

Khloé Kardashian

@khloekardashian

Depois de contrair Covid-19 em março de 2020, Khloé Kardashian admitiu perder “uma grande parte do cabelo”.

“Aconteceu aos poucos, e foi duas ou três semanas depois de eu ter tido Covid”, recordou ela numa entrevista ao site Refinery 29. “Fiquei muito chateada – não me sentia bem comigo própria”.

Desde então, ela tem-se concentrado em fazer mudanças no estilo de vida para voltar a ter o cabelo espesso.

Viola Davis

@violadavis

Viola Davis recordou uma vez ter sofrido queda de cabelo devido a alopecia aos 28 anos, numa entrevista com a Vulture. “Acordei um dia, e parecia que tinha tido um Mohawk. Um grande salpico de careca no topo da minha cabeça”, disse a atriz.

A súbita perda do seu cabelo tornou Davis autoconsciente. “Digo-vos, passei tanto da minha vida sem me sentir confortável na minha pele. Simplesmente já não estou nesse nível”, explicou. Durante anos, escondeu-se atrás de perucas e nunca mostrou o seu cabelo natural. “Era uma muleta, não uma melhoria”, disse ela. “Estava tão desesperada para que as pessoas pensassem que eu era bonita”. Tive de me libertar daquele [sentimento] até um certo ponto”.

Naomi Campbell

@naomi

Mesmo as supermodelos têm lutas com a queda de cabelo e Naomi Campbell não é uma excepção. Numa entrevista ao jornal Evening Standard, Campbell explicou que anos de penteados em desfiles de moda e campanhas a deixaram com manchas de calvície. A modelo também mencionou que o uso de extensões acabou por causar estragos no seu couro cabeludo.

“Agora tomo mais conta do meu cabelo, porque o perdi todo com extensões”, disse ela. “Sou mais cuidadosa, e faço coisas diferentes”.

Tyra Banks

@tyrabanks

Numa entrevista ao The Wall Street Journal, a antiga modelo revelou que, a certa altura em 2011, enquanto escrevia o seu livro Modelland, começou a sentir perda de cabelo devido a todo o stress. “Fiquei com um pouco de alopecia por causa do stress”, referiu.

Keira Knightley

@aftermathmovie

Keira Knightley pintou o cabelo durante anos sem ter quaisquer efeitos secundários – mas acabou por os ter. “Tingi o meu cabelo praticamente de todas as cores imagináveis para diferentes filmes”, disse ela ao site InStyle. “Ficou tão mal que o meu cabelo começou literalmente a cair da minha cabeça!”

Envergonhada com a queda do cabelo, Knightley usou perucas para esconder o seu cabelo durante cinco anos.

Christina Milian

@christinamilian

Numa entrevista com a revista People, Christina Milian falou sobre como a sua queda de cabelo diminuiu a sua confiança. “Sempre tive orgulho em não ser a rapariga que não perde cabelo no duche”, disse ela. “Bem, eu tornei-me nessa rapariga”.

Milian continuou, “tive momentos em que queria chorar porque não tinha a certeza se alguma vez voltaria a ver o meu cabelo a crescer”.

Brand Story