Menu
Inicio Nutrição Estes alimentos são naturalmente isentos de glúten

Estes alimentos são naturalmente isentos de glúten

O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, cevada e centeio. E cada vez são mais as pessoas que sofrem de intolerâncias a esse nutriente.

O glúten é uma proteína presente nos cereais como o trigo, cevada e centeio. Apesar de esses serem alimentos comuns na alimentação mediterrânica, cada vez são mais as pessoas que os evitam por serem intolerâncias a esse nutriente.

Procurar alimentos que sejam isentos de glúten pode, por vezes, não ser tarefa fácil, devido ao risco de contaminação. A aveia, por exemplo, é naturalmente isenta, mas ao ser tratada e produzida onde cereais com glúten também são, corre risco de contaminação.

Procure nas embalagens o símbolo da Associação Portuguesa de Celíacos, que garante que o produto é isento deste nutriente.

 

Devo ou não evitar?

Esta proteína, caso não tenha uma alergia medicamente comprovada, não causa qualquer problema à sua saúde. No entanto, os sinais mais comuns de intolerância são diarreia e uma sensação de inchaço abdominal.

Além disso, é comum retirar esta proteína da dieta, se o objetivo for emagrecer, mas lembre-se de que nenhum regime demasiado restritivo é exequível a longo prazo. Assim, o ideal é realizar uma alimentação equilibrada e aliá-la à prática regular de exercício físico.

Descubra, na galeria, os alimentos que são, naturalmente, isentos de glúten.


Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/gluten-se-nao-for-intolerante/

 

Brand Story