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Estes alimentos têm mais potássio do que a banana

O potássio é um dos micronutrientes com maior poder no corpo humano. E engana-se se pensa que a banana é a melhor fonte deste nutriente.

O potássio é um dos micronutrientes com maior poder no corpo humano. Além de um dos minerais em maior abundância no nosso organismo. Por isso, o consumo de alimentos ricos em potássio é determinante para a boa saúde.

Este mineral está associado ao bom funcionamento do cérebro, coração, rins e músculos. Logo, acaba por fazer o corpo humano trabalhar como um todo. Como a máquina perfeita que é.

Além de ser ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue – sendo aliado de quem tem diabetes, por exemplo -, o potássio atua ainda como fio condutor de oxigénio para o cérebro e fortemente ligado à saúde mental, atuando como travão de declínio cognitivo.

Quem pratica exercício físico sabe o quanto este micronutriente é importante para a recuperação muscular, alívio de dores e prevenção de cãibras. Sim, a ingestão de bananas pré ou pós treino não acontece à toa.

Quando os bons níveis deste micronutriente andam de mão dada com os bons níveis de cálcio, podemos estar perante uma dupla protetora dos ossos.

 

Sinais de carência de potássio

Quando os níveis deste mineral estão aquém do necessário, o corpo humano pode começar a apresentar sinais de fadiga e fraqueza muscular, sintomas que podem agravar-se no caso de desportistas.

Dor de cabeça e palpitações são outras consequências comuns da carência de potássio.

É a banana a única fonte de excelência de potássio? Longe disso! Estes alimentos são mais potentes.

 

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