Na produção de alimentos orgânicos o uso de químicos e pesticidas é muito reduzida ou mesmo nula. Em vez disso, os agricultores usam compostos orgânicos para enriquecer os solos
Conservação dos solos
Devido a não haver o uso de químicos a fertilidade dos solos não está tão ameaçada.
Menos poluição
Na agricultura tradicional existe um maior risco de poluição tanto dos solos, como dos lençóis freáticos como do ar.
Uma ajuda para a biodiversidade
Ao conservar os solos e o ambiente de um modo geral, com a agricultura orgânica animais como pássaros e insetos correm menos risco de toxicidade. Na verdade, o objetivo é usar esses mesmos animais para controlar as pragas.
Menor gasto financeiro
Este tipo de agricultura é menos dispendiosa do que a convencional.
Os alimentos orgânicos podem estar livres de pesticidas, mas há riscos. Se costuma questionar-se se é preciso lavar os legumes, as frutas e os vegetais orgânicos, temos aqui a resposta… e é sim!
Sim, deve lavá-los, sobretudo se come fruta, como a maçã, com a casca. Se está de viagem para um destino exótico, não se esqueça de lavar com água engarrafada.
Mas, se estão isentos de pesticidas, porque é que temos de os lavar? Porque podem transmitir micróbios como o E. Coli ou a salmonela.
Alimentos orgânicos: Dica WH
Vale a pena lavá-los com água corrente antes de os cortar ou descascar. Eliminará ou diminuirá muitíssimo a possibilidade de vir a sofrer de diarreias, infeções e outras doenças estomacais.
E porquê optar pelo orgânico? Percorra as imagens da galeria e saiba a resposta.