5 alimentos que come no inverno e que envelhecem a pele
Doces de Natal… e todos os outros (até mesmo aqueles mais simples que faz para os lanches de domingo)
É certo e sabido que não há nada melhor que uma boa caneca de chá e uma fatia de bolo, mas esse hábito de fim de semana pode ser um atentado à pele, pois o açúcar tem uma ação altamente inflamatória no nosso organismo. Agora já percebe o porquê da sua pele parecer um campo de batalha depois das festividades?
Guisados com carne vermelha
Um bom guisado é capaz de nos deixar saciadas por horas, contudo, a junção de carne vermelha com chouriços e um molho que nem sempre é saudável nada mais faz do que cair que nem uma ‘bomba’ no nosso organismo, acabando por limitar a ação antioxidante. Claro que a nossa pele sente tudo isso. De salientar que a carne vermelha é, por si só, inimiga da pele, especialmente se tiver muita gordura.
Refeições rápidas.
O cansaço do regresso ao trabalho e frio do inverno pedem comida quente e que seja rápida o suficiente de preparar para que passemos o máximo de tempo possível entre mantas. Contudo, as refeições pré-confecionadas e processadas são ricas em gorduras trans, que não só envelhecem a pele, como abrandam o metabolismo e aportam um risco cancerígeno.
Álcool.
Bem, este é um velho amigo de qualquer estação do ano, mas as festividades, o Dia dos Namorados, o Carnaval e todos os jantares de amigos que acontecem no final e início de cada ano fazem com que o inverno seja uma época propensa ao consumo de álcool, algo que, por si só, arruína a pele. Mas, uma vez que os dias frios não convidam a beber água com mais regularidade, o que aumenta a propensão a desidratação, a ingestão de bebidas alcoólicas pode acelerar ainda mais esse processo.
Substitutos do açúcar.
O açúcar é um terror alimentar e quanto a isso não restam dúvidas, mas será que os substitutos deste hidrato de carbono são positivos? Nem sempre, como é o caso do xarope de milho e dos adoçantes. No inverno há uma maior tendência para abusar destes alimentos, seja para adoçar o chá, o café (especialmente quando comprado fora e com sabores) ou os bolos caseiros.
A pele é o maior órgão do corpo humano e o espelho mais fiel do nosso estilo de vida. As poucas horas de sono são suficientes para aumentar a intensidade das olheiras, os treinos exaustivos levam-nos a atingir um estado de combustão no rosto, os ambientes frios secam e repuxam cada parte da pele. Mas a alimentação é também um fator a ter em conta.
São cada vez mais afincadas as evidências científicas de que somos aquilo que comemos e não há nada que melhor revele isso do que a nossa pele. Uma alimentação rica em alimentos processados, gordurosos e açucarados pode causar um aumento da oleosidade natural da pele, algo que vai muito além de um mero brilho extra no rosto, pode mesmo ser o trampolim para episódios mais intensos de acne. Já uma alimentação à base de fritos e alimentos salgados pode provocar uma maior secura cutânea, oferecendo à pele um aspeto mais envelhecido, menos cuidado e mais propenso a eczemas ou outras lesões.
Por seu turno, uma alimentação saudável e equilibrada é meio caminho andado para uma pele saudável e, em alguns casos, para uma pele mais jovem e cuidada. Para tal, basta um reforço de alimentos de origem vegetal na dieta, alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes com ação protetora, regeneradora e anti-envelhecimento.
Mas esta ligação entre a alimentação e a saúde da pele, infelizmente, não é assim tão linear quanto o desejado, até porque há alimentos mais comuns em determinadas estações que podem deitar por terra alguns cuidados diários e que, de facto, envelhecem a pele.
Percorra as imagens acima e saiba quais são os 5 alimentos que come no inverno e que a fazem parecer mais velha. Já agora, saiba o que deve mesmo comer!