Cinco alimentos para escapar às gripes de final de ano
Manga destaca-se dos outros frutos ricos em vitamina C por conter também betacaroteno, um antioxidante que reforça o sistema imunitário.
Os alimentos fermentado protegem a flora intestinal que, por seu turno, protege todo o organismo. Aqui, podemos incluir os pickles e o kefir, mas é o Sauerkraut o mais potente, pois detém altos níveis de fotato (variante da vitamina B que estimula a formação de novas células).
Carne vermelha, embora o seu consumo deva ser o mais moderado possível. Apesar de ser um alimento rico em gordura, a carne vermelha é uma das melhores fontes de zinco, um dos minerais que mais eficazmente combate infeções e protege as células do stress oxidativo.
As anchovas são ricas em ácidos gordos Ómega 3, determinantes para o organismo ser capaz de regular a resposta inflamatória.
A proteína whey não é apenas mais uma forma de consumir proteína, é também rica em proteína lactoferrina, que estimula o crescimento de novas células.
Frio na rua, calor no escritório, um pouco de ar condicionado no carro, novamente frio na rua, temperatura quente no centro comercial. O final do ano é propício a gripes e constipações… mas nada que uma escolha certeira de alimentos não consiga travar.
Alimentos naturais (leia-se, não processados) que sejam ricos em vitaminas – especialmente, vitamina C – e minerais são o segredo para criar um escudo protetor eficaz contra as gripes em época de festividades.
Mas não só. Alimentos como a carne (embora vista com maus olhos por muito), são igualmente importantes na hora de criar uma barreira contra o vírus da gripe e a contaminação de constipações.
Percorra as imagens acima e refaça a sua lista de compras.