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6 alimentos que podem estragar uma boa noite de sono

há alguns alimentos que devem ser evitados antes da hora dos Zzzz para acordar com muito mais ânimo e garantir uma boa noite de sono.

Algumas manhãs acorda cheia de energia noutras só quer ficar mais 5 minutinhos na ronha? Isso pode dever-se àquilo que come à noite e que pode ter uma influência muito significativa no seu ciclo de descanso. Por isso, há alguns alimentos que devem ser evitados antes da hora dos Zzzz para acordar com muito mais ânimo.

Alimentos que tiram o sono

Molho de tomate

O molho mais convencional para a massa tem dois aspetos negativos em relação ao sono. Primeiro, pode causar uma forte sensação de azia e de algo a queimar para quem sofre com refluxo noturno. Depois, também contém o aminoácido tiramina, que estimula a atividade cerebral, inibindo a sonolência.

Chocolate

A maioria dos chocolates naturalmente contém cafeína, o que pode ser problemático à noite para quem não está habituado. Além disso, possui um composto que estimula a atividade cardíaca, aumentando a frequência dos batimentos e, por consequência, dificulta a hora de dormir. O chocolate branco pode ser um substituto melhor para consumir antes de dormir.

Álcool

Bebidas alcoólicas deixam-na naturalmente mais sonolenta e ajudam quando o problema é adormecer. Por outro lado, dificultam a entrada num ciclo de sono mais profundo, afetando severamente a qualidade do sono. Além disso, mesmo a mais leve ressaca é um incómodo matinal.

Carne vermelha

Algumas pesquisas indicam que alimentos ricos em gordura e de difícil digestão, como é o caso de um saboroso bife, atrapalham tanto quando quer adormecer como para entrar nas fases mais profundas e que correspondem ao maior descanso do corpo e do cérebro.

Temperos em excesso

O consumo excessivo de sal, pimenta e outros temperos fortes aumentam a chance do refluxo noturno. Além disso, pesquisas recentes demonstraram que o consumo de sal ao longo do dia faz com que você precise levantar mais vezes para ir ao banheiro durante a noite.

Refrigerantes

O consumo regular de refrigerante, que contém altos níveis de açúcar e cafeína, está ligado a uma duração mais curta do sono, mesmo quando o corpo ainda precise do descanso.

Artigo via Women’s Health

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