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O alimento rico em proteínas que tem vindo a ignorar

kefir

Andar pelo corredor dos laticínios costumava ser simples. Bastava apanhar o iogurte de frutas e o leite com baixo teor de gordura e seguia caminho. Hoje em dia, o corredor de laticínios em lojas especializadas em saúde está repleto de boas opções, desde o iogurte de origem vegetal ao kefir. Que não é exatamente iogurte nem leite, mas sim um alimento fermentado e repleto de probióticos que se tornou viral.

Se já viu na loja e perguntou o que era, não se preocupe, não é a única. Mas não deixe que a crise de identidade do kefir a impeça de experimentar. O forte valor nutricional deste alimento é aprovado por nutricionistas.

De fato, o kefir é “uma ótima fonte de probióticos, que pode ajudar a melhorar a saúde digestiva”, diz Keri Gans, nutricionista e autora de The Small Change Diet. Além disso, certos tipos de kefir podem ser uma grande fonte de cálcio, essencial para quem quer ter ossos saudáveis.

Se ainda não experimentou (e precisa de uma pausa do seu leite e iogurte habitual), aqui está tudo o que precisa de saber sobre a nova tendência desta bebida probiótica, e ainda o porquê de valer a pena adiciona-la à sua dieta.

 

Espere. Mas o que é kefir, exatamente?

Em suma, “o kefir é um leite fermentado semelhante ao iogurte, mas com uma textura fina (e não grossa)” explica a nutricionista Andy de Santis. “Contém uma quantidade de proteína semelhante ao do iogurte, mas oferece mais culturas probióticas”.

Graças ao seu forte valor nutricional, Emily Kean, nutricionista da Lifeway Foods chama-o de “rei das bebidas probióticas”.

Embora o kefir normal seja feito com leite de vaca, este pode ser feito com qualquer tipo de leite ou alternativa de leite – incluindo leite à base de plantas, de acordo com Gans. Se vir, por exemplo, ‘kefir de coco’ no rótulo de um produto isso significa é feito com leite de coco.

Existe também o ‘kefir de água’ que geralmente é feito com água de coco ou sumo de frutas, acrescenta Gans.

 

Então, kefir não é o mesmo que iogurte?

Ainda que tendamos a chamá-lo de iogurte líquido, esta afirmação está apenas parcialmente correta. “O que o diferencia do iogurte normal é o processo de fermentação, que é um pouco diferente”, diz Jessica Cording, nutricionista americana.

“Normalmente, o iogurte usa apenas bactérias para fermentação, enquanto o kefir usa bactérias, fermentos e leveduras a baixas temperaturas”, explica Gans. “A fusão das bactérias com o fermento forma culturas conhecidas como grãos (que não têm glúten), que contêm até três vezes mais probióticos que o iogurte“. Impressionante, certo?

O kefir é saudável, portanto?

Como pode adivinhar pelo seu sólido caldo probiótico, é totalmente saudável. Aqui está o que pode esperar de uma chávena de kefir simples e com baixo teor de gordura.

  • Calorias: 102
  • Gordura total: 2 g
  • Gordura saturada: 0.66 g
  • Carboidratos: 11 g
  • Fibra: 0 g
  • Açúcar: 11 g
  • Proteínas: 9,5 g

Estes são os dados relativos ao leite de vaca de acordo com o USDA (Departamento de agricultura dos Estados Unidos). Ao escolher kefir à base de leite de vaca irá obter cálcio e vitamina D. As percentagens das necessidades diárias destes nutrientes são 30 e 25%, respetivamente.

Além disso, fornece um bónus a quem está a tentar engravidar: o kefir de leite de vaca é rico em folato, o que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural.

Lembre-se de que um kefir à base de leite de coco ou de água não terá as mesmas características nutricionais.

 

Os benefícios de saúde de Kefir são bastante legítimos.

Alimentos fermentados como o kefir comandam os holofotes devido à capacidade dos probióticos de ajudar a equilibrar a flora intestinal e regular a digestão.

No entanto, isto não irá apenas ajudá-lo a tornar-se mais regular. “Devido aos seus probióticos, aqueles que sofrem de doença intestinal irritável ou dificuldade digestiva podem sentir alívio após incorporar o kefir à sua dieta”, diz Santis.

Graças à presença de vitamina D, cálcio e acido folato (vitamina B9) no kefir, este também é benéfico para os ossos e para manter uma gravidez saudável, acrescenta Cording.

Se for como 25% da população americana intolerante à lactose, saiba que produtos lácteos fermentados são mais fáceis de tolerar.

 

O kefir tem alguma desvantagem?

Como outros produtos lácteos, o kefir gordo contém quantidades maiores de gordura saturada do que a American Heart Association recomenda. O ideal é limitar a 16 gramas (ou 140 calorias) por dia na dieta média de 2.000 calorias.

E, embora Kean recomende kefir a praticamente todos, aqueles com determinadas condições de saúde (como deficiências no sistema imunitário) devem evitar probióticos, a menos que estejam sob a supervisão de um médico.

Finalmente, como em qualquer outra coisa que possa comer, preste atenção ao tamanho das porções. “Muitas vezes uma garrafa de kefir contém quatro porções, não uma”, afirma Kean.

 

Como encontrar um kefir de qualidade.

Quando vai à procura de kefir para colocar no seu carrinho de compras, Kean recomenda concentrar-se nos seguintes fatores:

  • Proteína (quanto mais, melhor);
  • Açúcar adicionado (embora os produtos lácteos contenham alguns açúcares naturais, evite o máximo possível de coisas adicionadas);
  • Ingredientes artificiais (mais uma vez, evite!);
  • Culturas ativas vivas (procure um produto com o máximo de culturas vivas);
Como comer o kefir.

Depois de conseguir uma garrafa de qualidade, pode e deve incorporá-la à sua comida de várias maneiras. Santis recomenda:

  • Beber como um shake pós-treino;
  • Adicioná-lo aos batidos substituindo o seu leite ou iogurte usual.
  • Despejando-o em cereais integrais ou aveia (e polvilhando algumas nozes) para um pequeno-almoço nutricionalmente equilibrado.

Para além disso, Kean sugere que substitua soro de leite coalhado ou creme de leite por kefir, usando-o em todo o tipo de receitas, inclusive para dar cremosidade a temperos, molhos e sopas.

Conclusão: a nutrição exata que pode obter de um produto de kefir depende se é feito de laticínios ou de uma alternativa à base de plantas. De qualquer modo, esta bebida fermentada suave é uma excelente fonte de probióticos.

Artigo via Women’s Health África do Sul

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