Menu
Inicio Saúde Este alimento faz bem aos olhos – e não é a cenoura

Este alimento faz bem aos olhos – e não é a cenoura

Há um novo ajudante saudável da boa visão.

olhos
olhos

Comer laranjas regularmente tem um impacto positivo na saúde ocular, diz um novo estudo da Westmead Institute for Medical Research.

De acordo com os resultados, provenientes da análise a dois mil australianos durante um período de 15 anos, aqueles que ingerem o fruto de forma regular apresentam 60% menos probabilidade de desenvolver degenerescência macular – uma doença degenerativa da área central da retina que conduz a uma diminuição acentuada e irreversível da visão central.

 

O poder da laranja na saúde dos olhos

“Essencialmente, descobrimos que as pessoas que comem, pelo menos, uma laranja por dia apresentam um risco mais reduzido de desenvolver degenerescência macular, quando comparadas com aquelas que nunca comem laranjas”, explica Bamini Gopinath, principal autor da pesquisa e professor associado na Universidade de Sidney, à Women’s Health.

“Os benefícios são significativos, mesmo para quem só come uma laranja por semana”, completa.

Segundo os especialistas, são os flavonoides presentes no fruto o poderoso aliado da visão. “Os flavonoides são antioxidantes poderosos, com benefícios anti-inflamatórios importantes para o sistema imunitário”, explica Gopinath.

Atualmente, ainda não é conhecida uma cura para a degenerescência macular. Contudo, as pesquisas realizadas na área tentam encontrar medidas que possam ser efetivas nos primeiros anos de vida para prevenir o aparecimento da doença em idades avançadas.

Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, esta condição é, atualmente, apontada como a causa mais comum de perda de visão nas pessoas acima de 55 anos.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/saude/saude-dos-olhos-6-sinais-alerta-visao/


 

Brand Story