Menu
Inicio Nutrição Alcachofra: desintoxicar o organismo antes do verão

Alcachofra: desintoxicar o organismo antes do verão

alcachofra

Assim que chega o verão, chegam também as mil e uma pesquisas por um corpo saudável. E há uma palavra que não podemos deixar de procurar: alcachofra.

Trata-se de uma planta medicinal nativa da Bacia do Mediterrâneo, tendo inúmeros benefícios para a saúde. A alcachofra, de certa forma, “ajuda a depurar o fígado”, dado que é um poderoso antioxidante e desintoxicante.

“A particularidade desta planta é desintoxicar e ajudar a eliminar a toxinas e, por conseguinte, melhorar a parte digestiva”, explica a nutricionista Fernanda Palhares.

Rica em cálcio, magnésio, vitaminas A e C, fibra e minerais, a alcachofra promete ainda ajudar a perder peso.

Mas não só: É ainda uma boa forma de promover a limpeza de impurezas e areias que possam existir na vesícula, melhorando o funcionamento do sistema digestivo.

Também podemos utilizar alcachofra se o nosso objetivo for baixar o colesterol e o seu elevado teor de fibra confere-lhe ainda uma aura de aliada perfeita para quem tem problemas de foro intestinal.

 

Conheça as 4 formas mais eficazes de consumir alcachofra

Se quando pensa em alcachofra apenas lhe vem à mente imagens de ampolas, fique a saber que existem outras formas de consumo tão ou mais eficazes.

Apesar de, tipicamente, ser consumida através de infusões, comprimidos ou xaropes, a planta pode ser inserida nas refeições. E não faltam opções: Crua, cozida, estufada, frita ou até incluída em sopas ou saladas.

Este alimento está presente especialmente na cozinha italiana, em massas e pizas, mas pode facilmente incluí-lo na sua alimentação.

Em termos de eficácia, quanto maior for a concentração do princípio ativo, maior será o seu poder.

Fernanda Palhares aconselha as fórmulas em ampolas ou xaropes por serem mais concentradas. “A nível de comprimidos não existe tanta concentração e a nível das infusões ainda menos porque nunca sabemos exatamente a quantidade do principio ativo da planta presente”, explica a nutricionista.

 

Cuidados essenciais antes de tomar alcachofra

Apesar de a eficácia variar de pessoa para pessoa e de depender da resposta do corpo ao produto/alimento, o consumo de alcachofra não é aconselhável a quem tem problemas de vesícula.

“Se a pessoa tiver pedras na vesícula ou se a vesícula não funcionar bem não convém tomar alcachofra porque vai forçar a eliminação da bílis”, explica a especialista.

“Se vamos dar uma coisa para causar ainda mais pressão à vesícula que já tem um bloqueio, pode entupir. Em casos em que a vesícula não funcione normalmente deve evitar-se a toma de alcachofra”, conclui.

 

https://www.womenshealth.pt/nutricao/alimentos-da-epoca-comer-junho/

Brand Story